14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Atletas portugueses em Brasschaat

A partir do fim do mês de Maio, e até ao mês de Outubro, inicia-se um período determinante para a obtenção de resultados desportivos internacionais de excelência que, entre outros objectivos, permitam a qualificação de atletas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
  
  Visando a obtenção destes objectivos competem já no próximo domingo na 3ª etapa da Taça da Europa de Triatlo três atletas nacionais: Maria Areosa, Anaís Moniz e Miguel Arraiolos.
 
 O trio de atletas nacionais parte amanhã para a Bélgica com a ambição de somar pontos para o Ranking Mundial da International Triathlon Union. Brasschaat (uma localidade situada perto de Antuérpia) vai ser o palco da terceira prova internacional da temporada para os três atletas nacionais, depois de os três terem somado pontos na Taça da Europa de Quarteira e na Taça do Mundo de Monterrey (México).
  
  À data, Miguel Arraiolos está no lugar 191 (com 259 pontos) do ranking mundial. Por seu turno, Anaís Moniz está no lugar 235 (com 119 pontos) e Maria Areosa no lugar 149 (com 287 pontos). Recorde-se que para serem elegíveis para os Jogos de Londres os atletas terão de ocupar, um lugar acima do 140. É com esse objectivo em mente, e também como forma de aferir a preparação para o Campeonato da Europa de Triatlo de Pontevedra (a realizar-se em 25 de Junho) que os atletas competem na prova belga.
 
 Apesar de se realizar apenas uma semana antes da 2ª etapa (de Madrid) do Campeonato do Mundo de Triatlo a prova irá reunir um lote de atletas de grande nível, são disso exemplos as presenças de Vicent Luis (vencedor na Quarteira), Daniel Unger (Campeão do Mundo 2007) e Bart Aernouts (Campeão do Mundo de Duatlo) no sector masculino.
 
 No sector feminino, as duas portuguesas vão ter forte concorrência por parte da heroína local Katrien Verstuyft, da olímpica britânica Hollie Avil e da checa Radka Vodickova, uma múltipla medalhada em Taças do Mundo e da Europa.
 
 As provas vão realizar-se durante a tarde de domingo. Pelas 14:00 competem os atletas masculinos e às 16:15 competem femininas.
 
 Na sequência desta Taça da Europa surge a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, em Madrid, no fim-de-semana de 4 e 5 de Maio. Nesse mesmo fim-de-semana os júniores nacionais convocados vão ter a oportunidade de, no mesmo palco do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite, fazer uma prova de preparação para o Campeonato da Europa de Triatlo Júnior (Pontevedra, em 24 de Junho).
 
 O Europeu de Triatlo é precisamente a prova que se segue, tanto para os atletas júniores como para os Elite. Assim sendo, entre as provas de Madrid e Pontevedra vão realizar-se dois estágios de preparação distintos para os dois grupos de trabalho envolvidos: um em altitude (em Font Romeu, nos Pirinéus Franceses) para os atletas atletas do escalão Elite e um outro no Jamor para os atletas Júnior.  
 

Periodicidade Diária

domingo, 12 de julho de 2020 – 05:51:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...