14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Aquabike Extrem de Castanheira de Pêra

A Praia das Rocas e a Serra da Lousã voltam, no próximo domingo, a ser o cenário da disputa Aquabike Extrem de Castanheira de Pêra. O evento, pontuável para a Taça PORterra, compreende um segmento de natação na extensão de 750 metros e um segmento de BTT, quase sempre a subir, levando os atletas desde a Praia das Rocas até ao Santo António das Neves, já no alto da Serra da Lousã.

Em 2011, na primeira edição da prova, os vencedores foram Hugo Ventura e Andreia Moço, tendo o Clube dos Galitos vencido a prova também a nível colectivo. Este ano, os candidatos ao triunfo são muitos e a classificação colectiva está em aberto e poderá trazer alterações à actual classificação da Taça de Portugal PORterra.

A Taça da Portugal PORterra é uma competição por etapas (em 2012 estão previstas 8) com diferentes formatos, mas com um denominador comum: o todo-o-terreno. A competição arrancou com a disputa de três Duatlos: no Jamor, nas Lezírias e Ourém. No próximo domingo disputa-se o Aquabike Extrem de Castanheira de Pêra. A competição faz depois um interregno, regressando no mês de Setembro com o Triatlo do Gavião, seguido pelo Duatlo de Abrantes, o Triatlo de Vila Nova de Cerveira e, finalmente, o Duatlo Festibike (Santarém).

A partida para esta 4ª etapa da Taça PORterra vai acontecer às 10:30 de domingo, na Praia Fluvial das Rocas, um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pêra e que inclui a maior piscina de ondas do país.
O segmento de natação (750 metros) arranca junto ao paredão e depois de 500 metros de natação os atletas saem da água para correr 20 metros e entrarem na piscina de ondas e ali cumprirem os cerca de 200 metros até ao final.

O segmento de BTT será disputado em linha, ligando a Praia das Rocas ao Santo António das Neves, numa extensão de 17Km, sempre em terra batida. Este segundo segmento da prova vai certamente marcar os participantes: por um lado, pela beleza da paisagem e, por outro, pelo enorme desafio físico que vai constituir.

No lado feminino, entre as grandes candidatas ao triunfo, inclui-se o forte conjunto dos Águias de Alpiarça, liderados por Luísa Condeço, vinda do 7º lugar no Europeu de Triatlo Júnior. Na luta pelos lugares cimeiros estarão também Cecília Shin (Garmin Olímpico de Oeiras) e as atletas do Amiciclo Andreia Lopes, Rita Maria Lopes e Sofia Brites.

No sector masculino, os “Águias” de Alpiarça - com João Ferreira, Ricardo Calado, Ricardo Jorge e Rui Tenrinho; o Garmin Olímpico de Oeiras - com Filipe Azevedo, Jorge Duarte e David Maia; o Núcleo Sportinguista da Golegã – com Pedro Gaspar, Rafael Domingos, Diogo Rosa e Octávio Vicente e ainda o DAR-Induporta são, à partida, as formações melhor colocadas para lutar pela vitória.

Disputadas as três primeiras etapas da competição, o CD "Águias" de Alpiarça lidera no sector feminino, com 630 pontos. Na segunda posição está o Garmin Olímpico de Oeiras, com 550 pontos e Núcleo Sportinguista da Golegã é terceiro com 520 pontos.
Nas masculinos, o primeiro classificado é o Garmin Olímpico de Oeiras, com 610 pontos. Segue-se o Clube dos Galitos, com 530. Empatados na terceira posição, com os mesmos 520 pontos, estão o Externato Cooperativo da Benedita e Núcleo Sportinguista da Golegã.  

Periodicidade Diária

terça-feira, 14 de julho de 2020 – 05:43:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...