15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Ana de San Roman e Dani Gutiérrez vencem Longo de Aveiro

A freguesia de São Jacinto, em Aveiro, recebeu esta manhã a terceira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo, no entanto, foram os atletas espanhóis Ana Lopez de San Roman e Daniel Gutierrez Arranz quem levou a melhor aos portugueses que lutavam pelas primeiras posições.
 
A partida para os 1900 metros de natação foi dada pela manhã, com o termómetro a marcar 16ºC dentro de água. Seguiram-se 90Km de ciclismo que ficaram marcados por alguma chuva e o frio que ditaram diversos abandonos. No entanto, foi já sob um sol radioso que se assitiu a um emocionante final (com 21Km de corrida) da prova masculina: Sérgio Dias começou a correr com perto de 2 minutos de desvantagem para o líder e acabou a apenas 15 segundos do vencedor.
 
Na prova feminina, Cecília Shinn, também ainda encurtou distância para Ana de San Roman, mas a atleta resistiu bem e averbou uma vitória brilhante garantindo que regressaria em 2014 para defender o título.
 
Passavam escassos segundos das 08:00 quando 235 atletas iniciaram o Triatlo Longo de Aveiro.
 
Com a água a 16ºC foi permitido o uso de fato isotérmico. Nesta fase da prova eram Nuno Piteira (Kainagua) e Paulo Adão Coelho (CT Perosinho) quem surgiam na frente do pelotão. Na competição feminina, e com exceção de uma nadadora integrada numa equipa de estafetas, era Sónia Quintela (NSC Golegã) quem liderava o pelotão feminino.
 
Seguiram-se 90Km de ciclismo, divididos em 4 voltas e essencialmente rolantes, propícios a grandes velocidades. No entanto, ao cabo de 1h30m a meterologia alterou-se e choveu intensamente durante 45 minutos. Com a temperatura a baixar foram vários os abandonos que se registaram, entre eles o de Sónia Quintela. Desta forma, ficava na frente, isolada, a atleta espanhola Ana Lopez de San Roman. Atrás dela formava-se um pequeno grupo do qual faziam parte Cecília Shinn (Garmin Oímpico Oeiras) e Teresa Cardoso (Clube dos Galitos).
 
No setor masculino, a prova também conheceu várias mudanças de líder. Primeiro foi Paulo Adão Coelho quem se colocou na frente, depois foi a vez do Espanhol Javier Fernandez e mais tarde ainda, foi Daniel Gutiérrez quem saltou para a frente, depois de ter cumprido várias dezenas de quilómetros na companhia de Sérgio Dias (NSC Golegã).
 
No segmento de corrida final, o público português vibrou com a eminente ultrapassagem de Sérgio Dias a Daniel Gutiérrez mas esse momento nunca aconteceu, já que o atleta espanhol geriu bem a sua energia e no final acelerou para deixar Sérgio Dias a 15 segundos de distância. Na terceira posição, também com um segmento de corrrida de bom nível classificou-se Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras). Na quarta posição ficou Pedro Amaral e Benek Morais (Sporting CP) completou o top5.
 
Na competição feminina também Cecília Shinn, especialmente na primeira volta, recuperou tempo para a frente. No entanto, a atleta espanhola soube gerir da melhor forma e averbou uma das mais importantes vitórias da sua carreira. Muito satisfeita com a terceira alcançada estava a atleta do Clube do Galitos (de Aveiro), Teresa Cardoso. Na quarta posição ficou Sara Arias e Maria João Madeira (CT Almada) fechou o top5 da prova.
 
Em termos colectivos a vitória coube ao Núcleo Sportinguista da Golegã que assumiu a liderança do Nacional de Clubes de Triatlo Longo. Na segunda posição ficou o Garmin Olímpico de Oeiras e o Clube dos Galitos completou o pódio coletivo.
 
Este evento é o resultado da organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Junta de Freguesia de S. Jacinto.  

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 14:00:15

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...