15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Ana Filipa Santos e Daniel Martins vencem em Almeirim

A cidade de Almeirim recebeu ontem o Campeonato Nacional de Grupos de Idade e uma Prova Aberta. Se no sector feminino Ana Filipa Santos foi líder desde o primeiro instante, no sector masculino a história foi bem diferente. David Luís abriu as hostilidades na corrida inicial e isolou-se. Já no início da segunda volta do segmento de ciclismo recebeu a companhia de Ricardo Calado, Miguel Cassiano e Rafael Ribeiro (CD “Águias” de Alpiarça) mas logo depois vinha um numeroso pelotão liderado pelos homens do Garmin Olímpico de Oeiras, de onde saiu o vencedor Daniel Martins (AMCR Fonte Grada).
 
O programa prossegue hoje, pelas 10.30, com a disputa da última, e decisiva, etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo.
 
O programa deste V Duatlo de Almeirim, uma organização conjunta do Município de Almeirim e da Federação de Triatlo de Portugal, arrancou com a disputa de uma Prova Aberta, na distância Super-Sprint. Cerca de 30 minutos depois assistia-se à vitória de João Lopes (CD "Águias" de Alpiarça), relegando Humberto Silva e José Pépe para os lugares seguintes do pódio.
Pelas 17:00 foi dado o tiro de partida para o Campeonato Nacional de Grupos de Idades, uma prova disputada na distância Sprint onde participaram perto de 180 atletas, cumprindo 5000 metros no segmento de corrida inícial, seguidos de 20Km de ciclismo e de mais 2500 metros no segmento de corrida final.
 
No sector feminino, e logo desde o primeiros metros assistiu-se ao acumular de vantagem por parte de Ana Filipa Santos (CD "Águias" de Alpiarça) sobre Rita Maria Lopes (Amiciclo) e Maria Eduarda Vidigueira (CD "Águias" de Alpiarça). Ainda no segmento de corrida Rita Maria Lopes abandou e deixou Ana Sofia Henriques (Garmin Olímpico de Oeiras) na terceira posição. No segmento de ciclismo a prova não sofreu alterações de maior e o mesmo aconteceu no derradeiro segmento de corrida. Desta forma, Ana Filipa Santos averbou a sua segunda vitória absoluta da temporada (havia ganho o Triatlo de Montemor-o-Velho). A sua colega de equipa Mª Eduarda Vidigueira foi segunda e Ana Sofia Henriques completou o pódio absoluto. Uma vez que eram de escalões distintos, tanto Ana Filipa Santos como Maria Eduarda Vidigueira sagraram-se Campeãs Nacionais dos respectivos Grupos de Idade.
 
No lado masculino, assistiu-se a uma primeira corrida de grande nível por parte de David Luís (CD "Águias" de Alpiarça) que deixava a pouco mais de 20 segundos o grupo perseguidor, liderado por Ricardo Calado (CD "Águias" de Alpiarça).
 
David Luís ainda cumpriu a primeira volta ao percurso isolado na frente, mas no início da segunda volta viu juntar-se a ele um trio de homens dos Águias composto por Ricardo Calado, Rafael Ribeiro e Miguel Cassiano. Pouco depois surgia o pelotão de Daniel Martins onde os homens do Garmin Olímpico de Oeiras, Marco Costa, Luís Almeida e Octávio Vicente trabalhavam activamente para reduzir a diferença para a frente. E assim foi.
 
Após a segunda transição a vantagem dos três da frente (David Luís entretanto atrasou-se) era de perto de 15 segundos, o suficiente para que Daniel Martins conseguisse recuperar e cruzar a linha de meta na frente de Ricardo Calado e Miguel Cassiano. Desta forma os três primeiros atletas, sendo todos de Grupos de Idades distintos, sagraram-se Campeões Nacionais. 

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 14:07:13

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...