14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Anais Moniz e Marcus Fernandes vencem Triatlo de Montemor-o-Velho

Disputou-se esta manhã em Montemor-o-Velho a primeira etapa do Campeonato Nacional de Triatlo 2011. As expectativas em torno da prova eram altas e o espectáculo não defraudou as expectativas.
 
 No sector feminino Anaís Moniz venceu com superioridade, enquanto que no sector masculino se assistiu um sprint electrizante entre Pedro Palma e o atleta brasileiro Marcus Fernandes, com vantagem para este último.
 
 
 
 O dia arrancou com a disputa de Prova Lazer, cumprida na distância sprint (750m, 20km, 5km) e em que participaram cerca de 70 atletas. O dia amanheceu quente mas com muito vento que tornou o plano de água do Centro Náutico de Montemor-o-Velho bastante ondulado, logo muito duro, para os participantes. O mesmo obstáculo marcou de forma significativa o segmento de ciclismo.
 
 Pese embora a prova não fosse pontuável para nenhum circuito da FTP em particular, ela revestiu-se de grande importância na medida em que serviu de observação para a constituição da Selecção Nacional de Triatlo que irá participar no Europeu de Juniores, a disputar em Junho próximo.
 
 A prova foi ganha por Miguel Fernandes (Alhandra Sporting Clube) no sector masculino e por Raquel Rocha (Alhandra Sporting Clube) no sector feminino. Tanto num sector, como noutro, a prova foi muito extremamente disputada. Completaram os pódios Rafael Ribeiro (Alhandra Sporting Clube) e Filipe Azevedo (Garmin - Olímpico de Oeiras), nos homens, e Melanie Santos e Sara Tenrinho (ambas do Alhandra Sporting Clube), nas mulheres.
 
 A Etapa do Nacional de Triatlo
  

  Pelas 11.30 iniciou-se a prova do Nacional de Triatlo absoluto 2011. A esta hora o vento continuava a fazer-se sentir com grande intensidade, vindo a desempenhar um papel muito importante no desfecho da prova.
 
 Logo desde os primeiros metros que se formou um grupo restrito, com cerca de 10 elementos, liderado por João Serrano (CD "Águias" de Alpiarça) e pelo brasileiro Bruno Matheus. Durante a primeira das duas voltas de natação Anaís Moniz (SL Benfica) ainda se manteve neste grupo. No grupo estava sim a brasileira Pamella Oliveira, colocando-se assim na liderança da prova feminina.
 
 Logo desde o arranque do segmento de ciclismo que se assistiram a diversos ataques que resultaram na desfragmentação do grupo da frente. Assim sendo, ficaram na frente da prova Hugo Ventura (DUNIK.PT - Clube dos Galitos), João Serrano (CD "Águias" de Alpiarça), Duarte Marques (CD "Águias" de Alpirça) e Marcus Fernandes. Mais atrás, mas a menos de um minuto de distância ficava um trio composto por Pedro Palma (DUNIK.PT - Clube dos Galitos) e os brasileiros Adriano Sacchetto e Paulo Junior.
 
 Este cenário manteve-se até ao final, conseguindo o trio perseguidor reduzir um pouco a sua desvantagem para a frente. Três minutos depois dos lideres chegava ao parque de transição o grupo de Miguel Arraiolos (DUNIK.PT - Clube dos Galitos) e José Estrangeiro (AAC). Neste grupo estava Anaís Moniz, que com um excelente segmento de ciclismo, dava um importante passo rumo à vitória na prova. Na segunda posição surgia Pamella Oliveira. Mais atrás as diferenças para a luta pelo terceiro lugar era mínimas envolviam Bárbara Clemente (Garmin Olímpico de Oeiras), Ana Filipa Santos (CT Fundão) e Estefanie Bender.
 
 A decisão da prova só aconteceu em pleno segmento de corrida final. Na fase inicial da prova foi Marcus Junior quem se colocava na frente. O brasileiro recebeu depois a companhia de Duarte Marques (CD "Águias" de Alpiarça) e mais tarde na prova era a vez de Pedro Palma e Adriano Saccheto que, vindos de trás, se juntavam à frente da prova.
 
 Na fase final da prova, o Campeão Nacional em título, Duarte Marques, quebrou um pouco, sendo ultrapassado por Hugo Ventura.
 
 Na última volta, e para a discussão do sprint final, ficavam apenas Palma e Fernandes. O português foi o primeiro a acelerar para a meta, mas mesmo no final Marcus Fernandes conseguiu assegurar a vitória. A diferença entre os dois foi inferior a um segundo. Na terceira posição classificou-se Adriano Saccheto, seguido de Hugo Ventura e Duarte Marques.
 
 No sector feminino, Anaís Moniz não teve problemas de maior para assegurar a vitória, deixando atrás de si Pamella Oliveira. Na terceira posição, com um excelente segmento de corrida classificou-se Ana Filipa Santos.
 
 Com os resultados hoje obtidos Pedro Palma e Anaís Moniz colocam-se na liderança do Campeonato Nacional de Triatlo 2011.
 
 A etapa que se segue do Campeonato Nacional de Triatlo Individual realizar-se em Aveiro, no início de Jullho e ela está associado o Campeonato Nacional de Triatlo de Clubes.
  
   

Periodicidade Diária

segunda-feira, 25 de maio de 2020 – 11:16:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...