14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Anaís Moniz e Pedro Palma vencem em Aveiro e reforçam a liderança no Nacional

A cidade de Aveiro recebeu ontem a segunda etapa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo. No sector masculino Pedro Palma (DUNIK.PT - Clube dos Galitos) repetiu o seu triunfo do ano passado e reforçou a liderança na competição. No sector feminino Anaís Moniz (SL Benfica) também repetiu o triunfo que havia alcançado há dois anos atrás e destacou-se na liderança da competição.


O segmento de natação foi disputado em plena Ria de Aveiro, na extensão de 1500 metros. Logo ai, Pedro Palma (DUNIK.PT – Clube dos Galitos) davam bons sinais e integrava o trio da liderança na companhia de João Serrano (CD “Águias de Alpiarça”) e Pedro Mendes (Alhandra SC). Alguns segundos depois surgiam Miguel Arraiolos (CD “Águias de Alpiarça”), Hugo Ventura (DUNIK.PT – Clube dos Galitos), Tiago Maia (DUNIK.PT – Clube dos Galitos), Filipe Azevedo (Garmin Olímpico de Oeiras), Rui Tenrinho (CD “Águias de Alpiarça”) e Rafael Ribeiro (Alhandra SC). Fabrício Tomás (Compeed - Tri-Oeste) saía da água 30 segundos depois deste grupo perseguidor.
 Mais atrás, a 1’15’’ da frente surgia o grupo de José Estrangeiro (AAC) e Ruben Costa (Sporting CP - St. Peters School).
Logo na primeira das seis voltas ao percurso de ciclismo formou-se um grupo de 5 elementos que veio a manter-se na frente durante todo o segmento. Deste grupo faziam parte Pedro Palma, Miguel Arraiolos, Tiago Maia, João Serrano e Hugo Ventura. Os ataques de "Galitos" e “Águias” sucederam-se mas o grupo manteve-se junto até ao final. Atrás formou-se um grande grupo perseguidor que chegou à segunda transição com 1’35’’ de desvantagem para o quinteto da liderança.

A decisão da prova masculina só aconteceu na segunda metade do segmento de corrida já que durante as duas primeiras voltas Miguel Arraiolos se mantiveram juntos e a correr ao mesmo ritmo. Na terceira passagem pela zona de meta Pedro Palma seguia já isolado, com perto de 100 metros de vantagem sobre Arraiolos.

Na última volta Palma ainda conseguiu dilatar a vantagem para vencer a prova Aveirense pelo segundo consecutivo somando agora 300 pontos (a maior possível) no Nacional. Com o segundo lugar ontem alcançado Miguel Arraiolos sobe ao terceiro lugar do nacional. Ruben Costa, com uma grande recuperação no segmento de corrida subiu ao terceiro lugar do pódio de ontem.

Classificações da competição após a 2ª etapa
 

1 - Pedro Laginha Palma (DUNIK.PT-Clube dos Galitos) 300
2 - Hugo Ventura (DUNIK.PT-Clube dos Galitos) 260
3 - Miguel Arraiolos (C. D. "Os Águias" de Alpiarça) 255
4 - Ruben Costa (Sporting CP - St.Peters School) 250
5 - Gil Maia (DUNIK.PT-Clube dos Galitos) 221
6 - José Estrangeiro (Assoc. Académica de Coimbra) 214

Na competição feminina a líder do campeonato, Anaís Moniz (SL Benfica) destacou-se logo no segmento de natação, tendo construído uma vantagem muito interessante sobre a segunda classificada Raquel Rocha (Alhandra SC). Na terceira posição após os 1500 metros de natação surgia Tânia Henriques (Assoc. Naval Amorense) e na quarta posição colocava-se Anaís Moniz (Garmin Olímpico de Oerias). Mais atrás surgiam Liliana Alexandra (Fonte Grada) e Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oerias).

Durante o segmento de ciclismo Anaís Moniz não teve problemas em aumentar a sua vantagem em relação às adversárias, entrando para o segmento de corrida final com a prova controlada. Bárbara Clemente protagonizou uma boa recuperação tendo chegado à segunda transição já colocada na vice-liderança. Uma boa recuperação fez também Ana Teresa Machado.

Na linha de meta assistiu-se à segunda vitória (em duas provas disputadas) de Anaís Moniz em provas do Campeonato Nacional Absoluto e à grande recuperação de Ana Teresa Machado que a levou à segunda posição final, ultrapassando na corrida Bárbara Clemente que assim ocupou o terceiro lugar do pódio feminino.

Classificações da competição após a 2ª etapa 

1 - Anaís Moniz (SL Benfica) 300
2 - Ana Teresa Machado (Garmin Olímpico de Oeiras) 265
3 - Bárbara Clemente (Garmin Olímpico de Oeiras) 260
4 - Maria João Madeira (CT Almada) 216
5 - Carla Mendes (Assoc. Académica de S. Mamede) 214
6 - Rita Correia (CT Almada) 207

Ontem disputou-se ainda uma prova Prova Lazer, de observação para a constituição das equipas que irão representar o país nos Europeus do escalão Youth (cuja data e local deverá ser confirmada em breve por parte da European Triathlon Union).
 
À saída da água formava-se um trio com Pedro Afonso Gaspar (Núcleo Sportinguista da Golegã), Ricardo Jorge (C. D. "Os Águias" de Alpiarça) e David Luis. A primeira atleta feminina era Luisa Condeço (C. D. "Os Águias" de Alpiarça), muito bem colocada em termos absolutos. Na segunda e terceira posição surgiam Melanie Santos (Alhandra SC) e Sara Tenrinho (Alhandra SC).

No segmento de ciclismo o grupo da frente foi perdendo elementos até ficar apenas Pedro Afonso Gaspar. Já na prova feminina mantiveram-se as posições que se registavam à saída da água.


No segmento de corrida final Pedro Afonso Gaspar manteve a sua liderança. Com boas recuperações na fase final, Francisco Machado (C.N. Colégio Vasco da Gama) e Ricardo Calado (C. D. "Os Águias" de Alpiarça) classificaram-se na segunda e terceira posição final. Na prova feminina, Luísa Condeço venceu. Na segunda e terceira posição classificaram-se Melanie Santos e Sara Tenrinho.

O programa do V Triatlo Cidade de Aveiro prossegue hoje com a disputa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.
  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 02:26:02

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...