15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

700 atletas disputam o Lisboa International Triathlon

É já no próximo sábado que, a partir das 8:00, o Parque das Nações será animado pelos 700 atletas, oriundos de 30 países, que ali disputam o Lisboa International Triathlon. O evento, que anualmente traz a Lisboa largas centenas de triatletas de todo o mundo, integra este a habitual prova na distância de Half-Ironman e uma prova de Triatlo na distância Standard, designada por Olympic Plus - The Battle of the Sexes.
 
Já na sua 8ª edição, o Triatlo Internacional de Longa Distância de Lisboa é uma organização do Clube Oriental de Lisboa com a produção da Empresa S4a, Lda. e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, contando ainda com os apoios das Câmaras Municipais de Lisboa e de Loures.
 
Em 2013 a prova principal do programa é pontuável para o Campeonato Nacional de Triatlo Longo Individual e de Clubes, constituindo a segunda etapa. Recorde-se que a primeira foi disputada na ilha da Madeira, há duas semanas atrás.
 
Na madrugada do próximo sábado, a partir das 5.30, os atletas começarão a chegar ao Parque de Transição para ali colocarem as suas bicicletas e demais equipamento necessário para ultrapassarem o grande desafio que têm pela frente.
 
A primeira partida do dia acontecerá pelas 8.00, com as atletas do género feminino do Olympic Plus - The Battle of the Sexes. Doze minutos depois será a vez dos atletas masculinos se lançarem à água na tentativa de anularem a vantagem das atletas femininas.
 
Para além da luta entre os géneros esta prova apresenta o aliciante de ser disputada no figurino original da modalidade, onde o drafting não é permitido. Isto é, os atletas não podem seguir em grupo no segmento de ciclismo, devendo guardar a distância regulamentar para os restantes atletas, como acontece nos contra-relógios. Entre os participantes nesta Batalha dos Sexos inclui-se o triatleta olímpico português Bruno Pais (SL Benfica), um dos melhores ciclistas do pelotão mundial que saberá aproveitar da melhor forma essa sua força.
 
As distâncias a cumprir em cada um dos segmentos da prova são: 950 metros de natação, 45Km de ciclismo - sem drafting e, finalmente, 10.5Km de corrida.
 
Pouco depois, pelas 8.20 serão mais de 500 os atletas se lançam às águas do Tejo para colocar à prova a sua capacidade física e mental. O desafio que os espera é composto por 1900 metros de natação em torno do Oceanário de Lisboa, 90Km de ciclismo ao longo do IC2 e finalmente, 21.1Km de corrida.
 
Uma prova onde mesmo os primeiros classificados deverão levar perto de 4 horas a cumprir. Entres os principais candidatos ao triunfo inclui-se o vencedor da Volta da Portugal 2001, o suíço Fabian Jeker, que depois de terminada a carreira no ciclismo, se vira agora para o Triatlo. O belga Dennis Devriendt, vencedor da edição 2010 da prova será outros dos candidatos aos lugares da frente.
 
Entre os atletas nacionais o destaque vai para o vencedor da edição 2012 da prova, José Estrangeiro (AAC). Depois uma carreira auspiciosa nos escalões junior e sub23, o atleta da Ericeira tem vindo a especializar-se nas provas de longa distância e com grande sucesso. Outro dos naturais candidatos aotriunfo é o experiente Sérgio Marques (Charity Multisport). Segundo classificado no recente Triatlo Longo Costa da Laurissilva, Marques apostará na sua poderosa corrida para bater os adversários.
 
Na competição feminina, a campeão nacional de Triatlo Longo, Vanessa Pereira perfila-se como a grande candidata ao triunfo após a vitória obtida há duas semanas atrás na Madeira, onde mostrou argumentos para poder bater a espanhola Arrate Gonzalez, outra das candidatas. 

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 03:02:18

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...