14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Critérios de seleção FTP para os Jogos Olímpicos

Começa esta quinta-feira, dia 15 de maio, o período de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. Nesse sentido, a Direção Técnica Nacional da Federação de Triatlo de Portugal (FTP) divulgou os critérios de seleção ​que irá propor ao Comité Olímpico de Portugal​ (COP) para a participação dos triatletas nacionais tanto nas próximas Olimpíadas, como nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem ainda este ano, entre 17 e 21 de agosto, em Nanjing, China.

 

O período de qualificação olímpica prolonga-se durante dois anos, até 15 de maio de 2016. No Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto de 2016, estarão 55 homens e 55 mulheres a lutar pela medalha de ouro no triatlo, sendo que cada país poderá levar no máximo três atletas masculinos e três femininos.

 

Depois de definidas as vagas para cada país, os Comités Olímpicos Nacionais ficarão responsáveis por seleccionar quais dos seus atletas elegíveis marcarão presença no Brasil.

 

E para um triatleta poder ser elegível - e ainda antes dos critérios definidos a nível nacional - tem de preencher pelo menos um dos seguintes requisitos impostos pela Federação Internacionais de Triatlo (ITU):

 

- Ganhar uma vaga numa das provas de qualificação continentais (Europa, Ásia, América, África e Oceânia);
- Ganhar uma vaga na prova de qualificação mundial, que acontecerá em 2015;
- Estar entre os 140 primeiros da lista de qualificação olímpica da ITU;
- Estar entre os 140 primeiros do ranking do Campeonato do Mundo WTS de 2015;
- Estar entre os 140 primeiros da lista de pontos da ITU.

 

O documento esta quinta-feira divulgado pela FTP, o qual terá de ser ainda aprovado pelo COP, está de acordo com as diretrizes provenientes da Federação Internacional de Triatlo e deve ser analisado conjuntamente com o documento Critérios de Seleção​ para​ Competições Internacionais 2014 referente ao ano em curso.

 

Relativamente Jogos Olímpicos da Juventude, é já este fim de semana que se realiza a prova de qualificação, com a presença de sete atletas portugueses - Miguel Cassiano, João Gabriel, Diogo Nóbrega, Madalena Almeida, Vera Vilaça, Inês Pereira e Alexandra dos Santos - sendo apurado o “melhor atleta nacional [um masculino e um feminino] entre os primeiros onze melhores países participantes na prova de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude - em Weert, na Holanda”.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 14 de julho de 2020 – 07:04:28

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...