14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Federação de Triatlo de Portugal - Temos Talentos 2011

 
O programa de Detecção de Talentos trouxe para o Alto Rendimento no Triatlo atletas como João Silva, Ruben Costa ou Vasco Pessoa. A iniciativa terá nova edição a partir do próximo dia 23 de Janeiro.

Em 2011 vão existir dois momentos para os testes: no Jamor (no dia 23 de Janeiro) e em Coimbra (no dia 6 de Fevereiro). As inscrições para a primeira destas acções (Jamor) estão abertas até quinta-feira, dia 20 de Janeiro.

João Silva, Ruben Costa ou Vasco Pessoa são alguns dos atletas, hoje consagrados no triatlo nacional, que chegaram à modalidade através do Programa de Detecção de Talentos da FTP.
 
Qual a opinião de alguns destes atletas desta iniciativa?

João Silva (21 anos):

•"Participei na Detecção de Talentos em 2005, por incentivo do professor Joel, o qual, hoje em dia, faz parte do projecto ‘Triatlo da Benedita para o mundo'.
•Na altura, estava a precisar de algo novo na minha vida e o triatlo, de certa maneira, abriu-me portas que nunca tinha imaginado existirem.
•É uma boa iniciativa para quem deseja experimentar e iniciar-se na modalidade ou até mesmo afirmar-se de alguma forma, pois tem a atenção das pessoas responsáveis."

Ruben Costa (21 anos):

•"Estive presente na primeira edição do ‘Temos Talentos', em 2005. Foi o meu treinador de natação quem me incentivou a participar, uma vez que era atleta de natação e tinha bons resultados em corta-matos do desporto escolar.
•Fui seleccionado para o estágio de observação. A partir daí, participei em diversas provas de observação competitiva, integrei vários estágios e nesse mesmo ano, acabei por competir no Campeonato da Europa de Juvenis. Desde então, continuo a integrar os trabalhos das selecções nacionais e a participar em algumas provas internacionais.
•Esta iniciativa traz grande qualidade ao triatlo em Portugal. Muitos jovens talentos têm a oportunidade de mostrar o seu valor e de ter um primeiro contacto com o desporto de alta competição.
•O ‘convívio' com atletas mais experientes é extremamente motivador e enriquecedor para qualquer atleta que queira evoluir como desportista e como pessoa.
•Penso que este projecto tem sido muito positivo. Resultado disso é a grande evolução do Triatlo em Portugal e os resultados obtidos a nível internacional."

O figurino da acção em 2011 é em tudo semelhante aos dos anos anteriores. Conheça os detalhes:

Destinatários
 
Jovens nascidos entre os anos 1992 e 1997;

Testes

Jamor, no dia 23 de Janeiro: 400 metros de Natação em piscina de 50 metros (com salto do bloco) e 3000 metros de Corrida na pista de tartan;

Coimbra, no dia 6 de Fevereiro: 400 metros de Natação em piscina de 50 metros (com salto do bloco) e 3000 metros de Corrida na pista de tartan;

Inscrições

No site da Detecção de Talentos 2011. Até quinta-feira, dia 20 de Janeiro, só estão abertas as inscrições para a acção de dia 23 no Jamor. A partir desse dia irão abrir as inscrições para acção de Coimbra.

As 3 fases do programa

FASE 1: TESTES


Os interessados devem comparecer às 9h00 do dia 23 de Janeiro (Domingo) na portaria da Piscina Olímpica do Complexo Desportivo do Jamor para a realização dos testes de 400 metros de natação. Segue-se o almoço e, pelas 13h30, a reunião de apresentação do programa “Temos Talentos 2011”, no Auditório do Centro de Alto Rendimento do Jamor. Às 15h00, arrancam as séries de corrida na de atletismo do Complexo do Jamor. Três mil metros é a distância a cumprir. A FTP estima terminar os testes por volta das 17h00.

Na primeira fase de avaliação, os testes contemplam dois segmentos: a natação e a corrida. Na natação, os jovens atletas cumprem 400 metros em piscina de 50 metros, no estilo crol, procurando efectuar o menor tempo possível. A partida é feita com salto do bloco. Em relação à corrida, três quilómetros é a distância a completar em pista sintética de 400 metros. Os atletas dão 7,5 voltas à pista com o objectivo de alcançar o menor tempo possível.

REQUISITOS Os jovens que desejem integrar esta iniciativa a 23 de Janeiro, devem apresentar um exame médico-desportivo em dia ou uma declaração médica que comprove a aptidão para a participação nestes testes. Devem trazer também equipamento desportivo adequado. É fundamental que os atletas se sintam motivados para o treino desportivo, para as actividades competitivas e para a possível integração num Centro de Alto Rendimento. A vontade de fazer parte de novos projectos e desafios é outro dos requisitos, assim como pertencer à faixa etária estipulada para este projecto e não ter prestado provas neste programa em mais do que

A fase 1 prossegue em Coimbra no dia 6 de Fevereiro. O programa detalhado deste dia será brevemente anunciado.

FASE 2: OBSERVAÇÕES COMPETITIVA

Pretende-se observar em ambiente competitivo a atitude e desempenho dos jovens integrados na Detecção de Talentos. As provas escolhidas serão posteriormente divulgadas.

FASE 3: INTEGRAÇÃO

Com a Detenção de Talentos, a Federação de Triatlo de Portugal pretende descobrir os novos valores do Triatlo/Duatlo nacional, tendo em vista a integração no Projecto Olímpico 2016-2020. O reforço das selecções nacionais de juvenis e de juniores é outras das finalidades, sendo possível a participação nos Campeonatos da Europa de Triatlo do escalão juvenil a partir de 2011, se os critérios de selecção anunciados forem atingidos. Aos jovens serão ainda proporcionadas a integração no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho ou do Jamor e ainda a participação em estágios e competições que façam parte do plano de preparação do Projecto Olímpico 2016-2020.
  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 25 de maio de 2020 – 11:38:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...