A etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo, World Triathlon Series, marcou o dia de ontem no cenário competitivo internacional. A competição anual do mais alto nível competitivo teve lugar em Edmonton, Canadá, e assistiu ao desempenho de 5 triatletas portugueses. João Pereira foi figura de destaque ao classificar-se dentro do Top10 masculino.

 

Com um formato competitivo fora do habitual em etapas desta competição, a prova de Edmonton apresentou-se com características propícias a um verdadeiro espetáculo.

 

Os triatletas apresentaram-se à partida para percorrer os 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Distâncias que naturalmente fizeram cumprir uma prova rápida e intensa durante todo o percurso. Nesse sentido, apenas com este tipo de condições foi possível assistirmos à chegada dos 18 primeiros classificados masculinos separados por apenas um minuto.

 

João Pereira foi o primeiro entre os portugueses e alcançou o 10º lugar da geral. Um resultado que lhe permitiu escalar nos rankings do Campeonato do Mundo de Triatlo onde ocupa a 13ª posição. O segundo triatleta luso a cortar a linha da meta foi Pedro Palma. Colega de equipa de João Pereira, Pedro Palma terminou a prova na 25ª posição depois de efetuar um excelente parcial de corrida. João Silva foi 30º classificado e Miguel Arraiolos terminou na 40ª posição. A competição foi ganha pelo Vice-Campeão Olímpico, o britânico Jonathan Brownlee.

 

Na frente feminina da competição Portugal esteve representado por intermédio de Melanie Santos. A jovem triatleta que corre pelo Alhandra Sporting Club voltou a comprovar a sua qualidade no pelotão internacional e fechou a prova no 16º posto. Summer Cook (EUA) foi a mais forte entre as mulheres e conquistou a vitória na etapa.

 

Edmonton foi mais um passo em direção ao final da temporada competitiva internacional. As World Triathlon Series terão apenas mais uma etapa que será disputada em Cozumel, México, nos próximos dias 17 e 18 de Setembro.