Cozumel, México, será meca do triatlo mundial durante cinco dias. O lugar paradisíaco conhecido pelas suas praias e paisagens receberá a disputa dos Campeonato de Mundo de Júniores e Sub23 assim como a Finalíssima do Campeonato do Mundo de Elites. Portugal será fortemente representado por uma comitiva de treze triatletas dos vários escalões.

 

Júniores, serão cinco triatletas. Tiago Fonseca e Duarte Brás do Clube Olímpico de Oeiras e Vasco Vilaça do Teleperformance – Os Belenenses representarão Portugal na frente masculina da competição. Madalena Almeida, Individual, e Gabriela Ribeiro do Alhandra Sporting Club serão as representantes femininas. Vasco Vilaça apresenta-se como o Júnior com melhores resultados alcançados depois de uma excelente época competitiva onde se sagrou Campeão da Europa no escalão Youth e foi 4º classificado no Europeu de Júniores.

 

Nos Sub23 Melanie Santos apresenta-se como a mais experiente da formação lusa. A triatleta do Alhandra Sporting Club, habitual concorrente no escalão de Elite, volta a repetir a disputa do Mundial de Sub23 depois do 3º lugar alcançado o ano passado em Chicago. Helena Carvalho, triatleta do Sporting Clube de Portugal, também entrará em competição no mesmo escalão. Nos homens, Filipe Azevedo, Rio Maior Triatlo, e David Luís, Portugal Talentus, formam a equipa lusa que competirá pelo ouro no México.

 

No entanto Cozumel será marcado por mais um encerramento das World Triathlon Series através da disputa da sua Finalíssima. Disputada na distância Standard, 1,5km/40km/10km, a prova apresentar-se-á como a última verdadeira oportunidade para a disputa de pontos para o Ranking WTS. As Series que sagram os campeões do Mundo no escalão Elite terminam no México depois de um ano a percorrer 5 continentes e 9 países.

 

Neste momento João Pereira apresenta-se como o melhor português do ranking onde ocupa 13ª posição. Pereira vem de um bom resultado em Edmonton, última etapa, onde conquistou o 10º lugar da geral.

 

Salvaguardando ainda o facto de que nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o triatleta do Sport Lisboa e Benfica conquistou a melhor classificação masculina de sempre para Portugal com o 5º lugar. João Silva, 3º classificado esta época em Abu Dhabi, Miguel Arraiolos e Pedro Palma completarão a formação portuguesa que se apresenta na Cidade mexicana como uma das oito mais numerosas em prova.

 

A competição será marcada pelo forte contingente que se apresentará na linha de partida onde farão parte os três melhores classificados no Ranking WTS neste momento. Mario Mola (ESP) lidera a grelha do mundial seguido de perto por Jonathan Brownlee (GBR) e pelo seu compatriota Fernando Alarza.

 

Cozumel será um marco no cenário competitivo mundial e apresenta-se como o palco onde serão coroados os novos campeões do Mundo de Triatlo. Portugal apresenta-se preenchido de valores e resta-nos procurarmos torcer pelas nossas cores e atletas.