14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Taça de Portugal de Triatlo e CN de Clubes de Triatlo Longo disputados em Cascais

 

O Cascais Triathlon reuniu clubes, atletas e espectadores para a disputa de um fim de semana preenchido de competições. Marcado pelas paisagens de Cascais e pelo excelente envolvimento entre publico e atletas, a zona marginal acolheu duas competições nacionais do mais alto nível competitivo. Sábado, disputou-se a derradeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo e domingo, uma das etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo.

 

Ontem, domingo, ficou marcado pela realização da prova rainha deste evento, o Half Distance Triathlon. Um desafio que levou mais de 300 triatletas a percorrer 1,9km de natação ao largo da Baía de Cascais, 90km de ciclismo realizados entre a Vila de Cascais e a Malveira da Serra, enfrentando o vento que se fez sentir no Guincho, terminando com uma corrida de 21,1km na bela paisagem do paredão marítimo. Esta foi uma competição que pontuou para o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e onde clubes e atletas tiveram de afinar as suas qualidades para responder ao desafio da melhor forma.

 

Bruno Pais, vencedor da competição o ano passado, apresentou-se à partida como um dos principais candidatos à vitória. Expectativa que se tornou realidade e que após um dos melhores segmentos de natação, o melhor parcial de ciclismo em prova e um dos melhores tempos registados na corrida o colocaram, mais uma vez, no topo do pódio do Cascais Triathlon. O triatleta do Grupo Desportivo Estoril Praia foi seguido por intermédio do internacional português Sérgio Marques que terminou a prova na segunda posição e amealhou importantes pontos para o seu clube, Atlético CP Triatlo. Jorge Duarte, Clube Olímpico de Oeiras, registou o melhor parcial de corrida e completou o pódio da terceira posição.

 

A competição feminina foi vencida pela triatleta do Sporting Clube de Portugal Katarina Larsson. A sportinguista registou o melhor parcial de corrida na competição e isolou-se para a vitória com uma margem superior a 5min sobre a segunda classificada. Vanessa Pereira, Atlético CP Triatlo, foi segunda classificada e Ana Filipa Santos, Rio Maior Triatlo completou o pódio feminino no terceiro lugar.

 

Em termos colectivos a etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo foi vencida pelo Grupo Desportivo Estoril Praia em masculinos e pelo Atlético CP Triatlo em femininos. O pódio feminino ficou completo com o Sporting Clube de Triatlo e a Associação Académica de São Mamede que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

 

Sábado foi dia de competição da última etapa da Taça de Portugal de Triatlo. A ActivoBank Sprint Triathlon levou todos os participantes a competir numa prova de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida onde a decisão da mítica prova Nacional foi o foco competitivo. Rafael Domingos foi o primeiro classificado do dia numa prova onde mostrou excelente qualidade ao registar o melhor parcial de corrida. O triatleta do Sport Lisboa e Benfica superou a concorrência mais direta que surgia, a escassos segundos, por intermédio de David Luís, Portugal Talentus, segundo classificado e Luís Lopes, CNCVG, terceiro.

 

A competição feminina foi vencida pela triatleta do Sporting Clube de Portugal, Liliana Alexandre, numa das etapas mais competitivas desta época. A sportinguista correu para a vitória e demonstrou superioridade face a Andreia Ferrum, Rio Maior Triatlo, segunda classificada. Ana Ramos, Clube Olímpico de Oeiras, completou o pódio feminino na terceira posição a 44 segundos da liderança.

 

Em termos colectivos a última etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi vencida pelo Rio Maior Triatlo em femininos e pelo Clube Olímpico de Oeiras em masculinos. O Sporting Clube de Portugal e o Alhandra Sporting Club ocuparam a segunda e terceira posição na frente feminina. Enquanto a competição masculina observou o Alhandra Sporting Club e o Rio Maior Triatlo terminarem no segundo e terceiro lugares. A Taça de Portugal de Triatlo encontrou o seu final em Cascais e os resultados finais serão atualizados no site da FTP brevemente.

 

O Triatlo de Cascais reafirmou a sua capacidade organizativa e de mobilização de clubes, atletas e espectadores. A organização da 3 Iron Sports em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal está de parabéns e acreditamos ter sido um dos melhores eventos nacionais para a prática da modalidade em Portugal.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 21 de novembro de 2019 – 13:30:42

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...