O Rio Maior Triatlo e o Clube Olímpico de Oeiras venceram a edição de 2016 da Taça de Portugal de Triatlo. As duas formações demonstraram qualidade ao longo de toda a época competitiva e foram as mais fortes no final das 8 etapas que constituíram a mítica competição Nacional.

 

A frente feminina foi dominada pelo Rio Maior Triatlo. Ao vencer as 6 últimas etapas a equipa Campeã Nacional de Clubes de 2016 provou ser a mais forte em competição e arrecadou o troféu colectivo. O Alhandra Sporting Club, que conquistou as duas primeiras etapas da competição, manteve-se competitivo durante toda a temporada e terminou a Taça de Portugal no segundo lugar. A encerrar as posições de pódio feminino ficou o Sporting Clube de Portugal que se manteve constante ao longo de toda a competição e registou posições de pódio nas várias etapas.

 

A competição masculina foi palco de reviravoltas na liderança ao longo da temporada mas voltou a encontrar o mesmo vencedor das últimas duas edições (2015 e 2014). O Clube Olímpico de Oeiras venceu 4 etapas e provou, mais uma vez, ser a formação mais constante e competitiva da prova. Em segundo lugar terminou o Rio Maior Triatlo e o CNCVG encerrou a competição no último lugar do pódio.

 

A Taça de Portugal percorreu o país de Norte a Sul e procurou unir clubes e atletas numa das mais acarinhadas competições colectivas disputadas em Portugal.