Decorreu hoje, em Santarém, a última etapa da Taça de Portugal PORterra. Num evento que fez parte do Festival Bike que se disputa anualmente na região, a decisão da prova colectiva nacional ficou dependente da uma última etapa disputada no formato de Duatlo.

 

Com partida e meta assinaladas junto ao Centro Nacional de Exposições a prova percorreu as áreas circundantes num mistos de terrenos que variaram entre relva, terra batida e asfalto e que passaram por zonas planas ou de desníveis acentuados. Num total de 5km de corrida, 20km de ciclismo e 2,5km de corrida, mais de uma centena de participantes foram desafiados e colocados à prova pelas suas capacidades no todo-o-terreno. Rui Dolores foi o mais forte em competição e venceu a última etapa da Taça de Portugal PORterra. O atleta do Amiciclo Grândola liderou a competição desde os momentos iniciais e não perdeu a frente da corrida até cortar a linha da meta. Rui Narigueta, Clube Olímpico de Oeiras, bateu-se no encalço da liderança da prova e terminou a etapa a apenas 28 segundos do primeiro classificado. O pódio individual masculino foi encerrado pelo atleta do SFRAA Triatlo, Claudio Paulinho.

 

Sheila Marques, Clube Olímpico de Oeiras, dominou por completo a competição feminina e terminou a prova com uma vantagem superior a 4min sobre a segunda classificada. Irina Coelho, Bike Clube S. Brás, foi segunda e Filipa Gonçalves encerrou o pódio na terceira posição.

 

Em termos colectivos a vitória na etapa foi conquistada pelo Mozinho Aventura em femininos e pelo Amiciclo Grândola em masculinos. O Clube Triatlo de Abrantes encerrou o pódio feminino na segunda posição. Nos homens o SFRAA Triatlo foi segundo e o Clube Olímpico de Oeiras terceiro.

 

O Duatlo Festival Bike foi uma organização do Centro Nacional de Exposições e da Federação de Triatlo de Portugal e procurou reunir amantes da modalidade num espaço onde o nosso desporto pudesse ser apresentado ao maior número de espectadores possível.