O Atlético CP Triatlo venceu a última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e sagrou-se Campeão Nacional Feminino e Masculino. A derradeira etapa disputou-se nos Açores e foi dominada pela formação lisboeta num dos mais belos cenários para a pratica da modalidade.

 

Numa competição marcada pela presença de alguns dos melhores triatletas do panorama do Triatlo Longo em Portugal, Fábio Azinheirinha foi líder da competição masculina desde os momentos inciais. O triatleta do Clube Olímpico de Oeiras dominou o segmento inicial de 1,9km de natação e realizou o melhor parcial do segmento de 84km que completaram o percurso de ciclismo. José Estrangeiro, Atlético CP Triatlo, surgia no encalce da liderança da prova e fez-se valer das suas excelentes qualidades enquanto corredor. Registou o melhor parcial nos 21,1km que finalizaram a prova e terminou a competição com uma vantagem superior a 6min sobre a concorrência. Fábio Azinheirinha terminou a competição e segundo lugar e Sérgio Marques, Atlético CP Triatlo, completou o pódio masculino na terceira posição.

 

A competição feminina observou a um desempenho dominante por parte de Vanessa Pereira. A internacional portuguesa que compete pelo Atlético CP Triatlo acompanhou de perto a liderança da prova durante o segmento de natação e fez-se valer das suas qualidades no segmento de ciclismo, passando para a frente da competição. Aumentou a liderança na prova durante todo o percurso de ciclismo e, com um bom parcial de corrida, cortou a meta com mais de 13min de vantagem sobre a segunda classificada, Abigail Santana, também Atlético CP Triatlo. Ana Lopes, Sporting Clube de Portugal, encerrou os lugares de pódio na terceira posição.

 

Em termos colectivos o Atlético CP Triatlo apresentou domínio completo em ambas as frentes. Apresentou-se para esta etapa já na liderança do Campeonato Nacional de Clubes e consolidou a sua posição enquanto mais forte formação de Triatlo Longo em Portugal durante esta época competitiva. O Clube Olímpico de Oeiras conquistou o segundo lugar na etapa masculina e o SFRAA Triatlo foi terceiro.

 

O VII Triathlon Azores Airlines foi uma organização conjunta da Associação Portas do Mar, do Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo e da Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Governo Regional dos Açores. Marcou um dos últimos fins de semana competitivos de 2016 e permitiu a disputa de uma competição do mais alto nível competitivo Nacional.

 

As competições de Triatlo Longo continuam, em Vilamoura, com a disputa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo no próximo dia 27 de Novembro.