Vilamoura foi palco de disputa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo num evento organizado pela Câmara Municipal de Loulé e pela Federação de Triatlo de Portugal. Bruno Pais e Ana Filipa Santos foram os grandes vencedores do dia e sagraram-se Campeões Nacionais Absolutos.

 

A praia de Vilamoura recebeu mais de uma centena de triatletas que aceitaram o desafio de 1,9km de natação, 91,5km de ciclismo e de 21,1km de corrida pela disputa do Campeonato Nacional Individual.

 

Fábio Azinheirinha, Clube Olímpico de Oeiras, foi o primeiro líder da competição com um forte segmento inicial que lhe permitiu alcançar cerca de um minuto de vantagem sobre a concorrência. O exigente percurso de ciclismo permitiu que a frente da corrida tomasse contornos diferentes e Bruno Pais demonstrou as suas intenções no título. O dueto composto pelos dois atletas iniciou o segmento final com grande proximidade mas o internacional português que compete pelo Grupo Desportivo Estoril Praia fez-se valer das suas qualidade de corredor e garantiu a vitória na competição sagrando-se Campeão Nacional de Triatlo Longo de 2016. Fábio Azinheirinha foi segundo classificado e Jorge Duarte, também triatleta do Clube Olímpico de Oeiras, completou o pódio Nacional na terceira posição.

 

Nas senhoras observou-se a um verdadeiro domínio por parte de Ana Filipa Santos. A triatleta do Rio Maior Triatlo conquistou o Campeonato Nacional com uma prestação em que foi a mais rápida nos três segmentos e cortou a meta com uma vantagem de vinte minutos sobre Rita Maria Lopes, segunda classificada. Liliana Veríssimo, Louletano, chegou após a triatleta do Mc Donald´s/Tribraga e terminou a competição na terceira posição.

 

A beleza do cenário algarvio de Vilamoura marcou o calendário competitivo nacional com a realização deste campeonato e encerrou as competições de triatlo no ano de 2016. Esperamos que todos os participantes tenham alcançado os seus objetivos e aguardamos a vontade e dedicação de triatletas de todas as idades na próxima época desportiva.