Na segunda etapa da Taça de Portugal de Triatlo o Sporting Clube de Portugal e o Alhandra Sporting Club aproveitaram a oportunidade e venceram a competição.

 

Nas últimas horas da manhã de hoje, 2 de Abril, após todas as competições internacionais que ilustraram o fim de semana competitivo de Quarteira, foi a vez de cerca de 400 triatletas testarem as suas capacidades. Disputada nos mesmos percursos que as provas de elites e de júniores da Taça da Europa de Triatlo, a competição da Taça de Portugal desafiou todos os inscritos a percorrer um triatlo na distância sprint.

 

A praia de Quarteira recebeu uma calorosa participação e a massa humana coloriu todo o cenário competitivo. No final de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida a intensidade da prova ficou comprovada pelos fortes andamentos que se fizeram sentir e pelos numeroso grupos que circularam nas avenidas da cidade.

 

João Ferreira Pereira foi o primeiro a cortar a meta. O triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras cumpriu um excelente segmento de corrida e isolou-se para a vitória na competição. Luis Ferreira, Alhandra Sporting Club, foi segundo classificado e o Olímpico Bruno Pais, Grupo Desportivo Estoril Praia, encerrou o pódio masculino no terceiro lugar.

 

Na competição feminina Raquel Rocha foi a grande protagonista da manhã. A triatleta do CNATRIL Triatlo que esteve afastada da competição durante alguns anos voltou a demonstrar a qualidade atlética que sempre a identificou e venceu a prova feminina. A apenas dez segundos da liderança, Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal, foi segunda classificada na prova. Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, ocupou o último lugar do pódio.

 

Em termos coletivos a etapa de Quarteira foi vencida pelo Sporting Clube de Portugal em femininos e pelo Alhandra Sporting Club em masculinos. Pontos importantes que no caso da competição feminina consolidam a posição de liderança do Sporting Clube de Portugal que soma duas vitórias nas duas primeiras etapas. O Alhandra Sporting Club foi segundo na senhoras e o CCD/Intermarché Lagos terminou na terceira posição. Na competição masculina o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o segundo lugar coletivo e a Associação Naval Amorense completou o pódio na terceira posição.

 

O XVI Triatlo Cidade de Quarteira foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da Federação de Triatlo de Portugal, que contou com a colaboração do CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura), do Grupo Motard de Quarteira e da Academia de Judo. Foi um evento que ajudou a dinamizar a modalidade num dos maiores momentos do calendário competitivo nacional e que se pautou por receber um grande número de clubes, atletas e espectadores para mais um excelente espetáculo da nossa modalidade.