14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Setúbal Triathlon combina Superação e Triunfo

 

A edição inaugural do Setúbal Triathlon está quase, quase a chegar. A quatro dias do evento, a organização, a cargo da HMS Sports e da Câmara Municipal de Setúbal, promoveu uma conferência de imprensa para apresentar o primeiro triatlo longo na cidade (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida) e o desafio que uma prova destas representa, ainda para mais quando as inscrições esgotaram a cerca de dois meses da prova.


Esta é a primeira prova dos 14º Jogos do Sado, evento que teve na génese a valorização do rio e da serra, desiderato que é cumprido no Setúbal Triathlon. É o primeiro triatlo longo realizado na cidade e cumpre-se a premissa assumida com a iniciativa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, que é projetar o futuro desportivo com a atração de grandes eventos e competições”, sublinhou o vereador do desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.


O evento superou todas as expectativas a nível de inscrições, fato que realça os elementos diferenciadores de Setúbal. É um privilégio acolher alguns dos melhores atletas da modalidade. Além disso, queremos que a festa seja também para os familiares e os setubalenses, os quais estão convidados a acompanhar de perto a prova”, sublinhou o vereador.


Com o lema Superação e Triunfo, a combinação perfeita de um desafio ímpar, o Setúbal Triathlon tem início pelas 08h00 de domingo, 9 de abril, na Praia do Parque Urbano de Albarquel. Após os 1,9 km de natação, os triatletas terão pela frente 90 km de ciclismo, divididos em quatro troços que envolvem passagens pela Av. Luísa Todi, Zona Industrial da Mitrena, Alto da Guerra e a Serra da Arrábida, com o retorno a ser efetuado no Portinho da Arrábida. A terminar estarão os 21,1 km de corrida, quatro voltas na frente ribeirinha da cidade. A consagração dos vencedores será feita junto ao Auditório José Afonso.


Vamos ter dois parques de transição: um no Parque Urbano de Albarquel (transição da natação para o ciclismo) e outro na Av. Luísa Todi, (do ciclismo para a corrida), algo inédito em provas organizadas em Portugal e que confere um maior dinamismo à competição. Teremos também um espaço reservado para a recolha do material de natação (saco do parque de transição 1) e de ciclismo (bicicleta e saco do parque de transição 2), junto ao parque de transição 2, permitindo ao triatleta recolher o material assim que terminar a sua prova”, explica Hugo Sousa, diretor da HMS Sports e mentor da iniciativa.


Nos segmentos de ciclismo e de corrida, estão previstos abastecimentos líquidos e sólidos; haverá assistência mecânica em todos os pontos de abastecimento do ciclismo; também termos um apoio médico reforçado, medidas que procuram contribuir para uma melhor experiência de todos os participantes. Na zona da chegada, teremos um espaço reservado para a concentração dos filhos dos participantes, permitindo que os atletas cruzem a meta com os filhos. Haverá animação musical, um espaço para os triatletas tirarem fotografias e uma zona de convívio com alimentação e massagens”, acrescenta Hugo Sousa.


Para o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, “a localização é excelente e a organização está de parabéns. Também o próprio momento que a modalidade atravessa, em virtude de haver cada vez mais atletas, potencia o êxito. O Setúbal Triathlon é uma competição vocacionada para servir os atletas devido ao conjunto de inovações introduzidas, à semelhança do que já acontece noutras provas internacionais, que otimizam toda a logística e usufruto do evento.


Os triatletas Bruno Pais e Vanessa Pereira também participaram na conferência de imprensa. Vanessa está de regresso a Setúbal; depois de ter competido na distância olímpica fará agora uma prova de distância longa. “Setúbal é um palco desafiante. O segmento do ciclismo, também conhecido pelo ‘rompe pernas’, é o mais duro. Conto cansar-me e, sobretudo, divertir-me numa prova que espero que seja inesquecível”, referiu a triatleta do Atlético Clube de Portugal.


Para Bruno Pais, triatleta do Estoril Praia Futebol Clube, que treina com alguma frequência em Setúbal, as condições excecionais da cidade para a prova são importantes. “O Setúbal Triathlon é sem dúvida um grande desafio. Temos de saber gerir bem o esforço. Espero que seja uma grande festa do desporto e que no final todos os participantes cumpram o mote da prova, ou seja, que se superem e triunfem no Setúbal Triathlon.”


O triatlo longo é um tipo de prova cada vez mais procurado. Que este seja o arranque de muitos anos de triatlo longo na cidade”, defendeu o vereador Pedro Pina.

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 22 de setembro de 2019 – 20:25:17

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...