Depois do arranque do circuito mundial WTS em Abu Dhabi chegou a vez da competição mover-se até outro continente. Em Gold Coast, Austrália, teve lugar a segunda etapa do campeonato do mundo de triatlo. Local onde as cores lusas foram representadas por intermédio de João Silva e onde a competição assumiu o intenso formato de sprint.

 

A nata do triatlo mundial foi desafiada a cumprir 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida sob condições climatéricas adversas. As altas temperaturas sentidas e os fortes andamentos caracterizaram todo o evento e contribuíram para o espetáculo competitivo. Mario Mola (ESP) foi o mais forte e voltou a provar a sua excelente qualidade em percursos rápidos. O sul africano Richard Murray foi segundo classificado a apenas quatro segundos da frente e o espanhol Fernando Alarza completou o pódio masculino na terceira posição.

 

João Silva foi vítima de uma queda no ciclismo e procurou anular a desvantagem no ultimo segmento da prova. Condicionado, o internacional português terminou a prova na 35ª posição da geral.

 

No mesmo dia, 8 de Abril, entrou em cena outro dos internacionais portugueses. Desta feita foi a vez de Filipe Azevedo procurar a conquista de pontos internacionais na Taça Continental Africana em Sharm El Sheikh, Egito. Disputada igualmente no formato sprint a competição fez-se cumprir sob contornos de grande intensidade. Filipe Azevedo alcançou o 17º lugar da classificação geral e conseguiu amealhar pontos para o ranking internacional de triatlo. A competição foi ganha pelo russo Vladimir Turbayevskiy que delegou para segundo lugar Laszlo Tarnai, Hungria. O italiano Matthias Steinwandter terminou o pódio na terceira posição.

 

As duas internacionalizações alimentam as participações lusas no cenário internacional. Uma realidade competitiva com cada vez mais eventos e onde a presença lusa procura ganhar o seu espaço.