Vanessa Fernandes regressa a Lisboa para o Challenge

 

O Parque das Nações recebe de 5 a 7 de maio o Challenge Lisboa, onde competem as estrelas do triatlo nacional e internacional. No sábado há uma corrida/caminhada de 5km exclusiva a senhoras e um triatlo para famílias, a realizar em estafeta. No domingo decorrem em simultâneo a prova profissional, o Corporate World Cup e a Battle of the Sexes, onde participam atletas do programa olímpico.

 

Nas dez primeiras edições foi organizada com o nome Lisboa Triathlon, mas este ano estreia-se em Portugal com o nome Challenge Lisboa. Decorre entre 5 e 7 de maio, no Parque das Nações, junto ao Pavilhão de Portugal, com várias provas destinadas a diferentes perfis. No domingo, dia 7 de maio, Lisboa recebe a prova integrante de um dos principais circuitos de triatlo do mundo: o Challenge Family. Quase 2km de natação, 90km de bicicleta e uma meia maratona são as distâncias a competir em cada sector.

 

Entre os profissionais de topo a competirem no Challenge, destaca-se a atleta portuguesa Vanessa Fernandes. Esta prova marca o seu regresso ao Parque das Nações (onde ganhou a Taça de Portugal) e ao triatlo de competição.

 

É com orgulho e motivação que regresso ao Parque das Nações, sítio pelo qual tenho um carinho especial pelos momentos que já protagonizei como ter sido Campeã da Europa e Vencedora da Taça do Mundo. É o primeiro ano com a chancela Challenge num formato que nunca antes experenciei. É também o ano de regresso a modalidade que me viu crescer. Vai ser muito gratificante poder ser apoiada em casa, neste percurso que começa agora rumo aos Jogos Olímpicos de 2020”, explica a atleta Vanessa Fernandes.

 

Em 2017, um Challenge Lisboa a estrear soma cerca de 1500 participantes, de cerca de 40 países, numa receita direta estimada para a cidade de Lisboa em mais de 7.000.000€, associada principalmente ao setor do Turismo.

 

Nesta prova vão participar alguns dos maiores atletas do mundo das distâncias longas e ficará marcada pelo regresso de Vanessa Fernandes ao Parque das Nações. Do lado masculino, irá estar presente o atleta João Pereira, 5º qualificado nos Jogos Olímpicos, com o melhor resultado de sempre de um atleta português na modalidade de triatlo.

 

Estamos muito entusiasmados com a edição deste ano. É um desafio em vários aspectos: a Vanessa regressa ao triatlo e estreia-se conosco, a audiência vai estar aqui para a ver, para a ver competir novamente e em casa. É também o primeiro ano como parte da família Challenge, o que nos coloca num patamar de exigência à altura. E porque vamos ter uma autêntica guerra de estrelas a competir, com a participação do medalhado João Pereira e de várias promessas olímpicas”, acrescenta Paulo Leite, diretor da prova.

 

No sábado, dia 6 de maio, o dia é dedicado às famílias e às mulheres, com a Women’s Fun Run, uma corrida/ caminhada de 5km a acontecer às 9h e o Family Relay às 11h (prova com distâncias mais curtas, para fazer em estafeta e em família).

 

O dia principal é o domingo, 7 de maio, em que decorrem em simultâneo a prova profissional (masculino e feminino), o Corporate World Cup (mesmas distâncias que os profissionais, mas em estafeta e para empresas) e a Battle of the Sexes, esta última disputada nas distâncias de 1.5km de natação, 4.5km de ciclismo e 10.5km a correr. Tem como principal atração o facto de ser uma prova em que as senhoras iniciam a “guerra” com um avanço de 16min. dos homens. Vão participar nesta prova os melhores atletas nacionais que fazem parte do projeto Olímpico.

 

O desafio lançado em Lisboa é certamente um evento memorável para toda a família, com diferentes distâncias e atividades. Um local ideal para natação, um percurso de bicicleta com uma autoestrada completamente fechado ao trânsito, um percurso de corrida em terreno plano e ao lado do famoso rio Tejo”, acrescenta Paulo Leite.

 

O evento é um festival com provas para toda a família com foco no desporto, uma fun zone para crianças e uma zona de street food.

 

Antes de fazer parte do circuito mundial, o Lisboa Triathlon chegou a contar com mais de 8000 participantes de 60 países diferentes.A prova de Lisboa é hoje reconhecida internacionalmente como uma das melhores da Europa e uma imagem de marca da cidade e, passa a partir deste ano a fazer parte do circuito mundial Challenge Family. Além de Lisboa, Madrid e Roma recebem também pela primeira vez esta prova.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...