Montemor-o-velho recebeu centenas de triatletas para a disputa de competições nacionais. Palco da última etapa do Campeonato Nacional Jovem de Estafetas e do Campeonato Nacional de Paratriatlo, a localidade, já conhecida por todos os que acompanham a modalidade, ficou marcada pela forte competitividade e pela harmonia e espírito de equipa de todos os que participaram.

 

Os atletas que competiram no Campeonato Nacional Jovem de Estafetas apresentaram-se organizados por formações divididas etariamente por dois agrupamentos e foram desafiados a percorrer distâncias que variaram entre 50m de natação, 1km de ciclismo, 400m de corrida e 200m de natação, 4km de ciclismo e 1000m de corrida. Os jovens atletas procuraram representar as suas formações ao mais alto nível numa prova que se pautou por dinamizar o espírito de equipa e por trabalhar a orientação coletiva. Num esforço de colocar a sua formação no pódio absoluto, os jovens triatletas do Alhandra Sporting Club venceram no 1º agrupamento, em masculinos, e os do Sport Lisboa e Benfica triunfaram em femininos. No 2º agrupamento a disputa pela vitória foi igualmente renhida e os vencedores foram novamente o Alhandra Sporting Club e o Sport Lisboa e Benfica. Desta feita em femininos e masculinos, respectivamente.

 

Em termos coletivos a vitória na derradeira etapa do Campeonato Nacional Jovem de Estafetas foi conquistada, mais uma vez, pela formação lisboeta do Sport Lisboa e Benfica. A equipa da Luz triunfou no campeonato pela terceira vez consecutiva e conquistou o título de Campeã Nacional de forma dominante, apresentando uma equipa que trabalhou durante toda a época o espírito competitivo e, também, a união e força coletiva. O Alhandra Sporting Club foi segundo classificado na etapa, conquistando o título de Vice-Campeão Nacional, e o Clube de Natação de Torres Novas terminou em terceiro lugar, o mesmo que ocupou no pódio final do Campeonato.

 

No mesmo dia houve lugar para a realização do Campeonato Nacional de Paratriatlo. Com olhos postos na disputa de uma prova dedicada aos praticantes com necessidades especiais a competição levou os triatletas a percorrer 300m de natação, seguidos de 8km de ciclismo e de 2km de corrida. No final da competição o experiente triatleta Pedro Basílio cortou a meta na primeira posição e conquistou o título de Campeão Nacional de Paratriatlo. João Soldado terminou a prova na segunda posição e subiu ao segundo lugar do pódio do Campeonato.

 

Montemor-o-velho marcou um dia de competições que procuraram dinamizar o espírito de equipa e de entreajuda nas camadas de formação e que levaram à inclusão e espaço competitivo dos triatletas de Paratriatlo. O triatlo de Montemor-o-velho foi uma organização da Federação de Triatlo de Portugal que contou, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor- O-Velho.