15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Triatlo de Oeiras - Trichallenge

Durante a manhã do próximo domingo a Praia da Torre e a Estrada Marginal vão receber a animação própria de uma das maiores e mais antigas (será a 26ª edição) provas do calendário nacional.
Organizado pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Federação de Triatlo de Portugal, o Triatlo do Ambiente – Oeiras é responsável por todos anos apresentar a modalidade a largas dezenas de atletas, ávidos de novas experiências desportivas. No domingo não será diferente. Entre a Prova Aberta e a 5ª Etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo serão perto de 600 os atletas em ação.
 
 
 
Ao longo das últimas semanas, o Município de Oeiras tem vindo a desenvolver atividades integradas no âmbito do Trichallenge Oeiras. Entre essas iniciativas incluem-se diversos treinos de àguas abertas e Duatlos. Desta forma, foi possível apresentar a modalidade e desmistificar as dificuldades que habitualmente se associam à pratica da modalidade.
 
Tendo presente os números de participação, a organização terá o Secretariado de apoio ao evento aberto entre as 16 e as 18 horas de sábado. No domingo, dia da prova, logo a partir das 07.30 o Secretariado volta a abrir por forma a que entre as 07.40 e as 09.15 funcione o check-in (a colocação do material dentro do parque de transição) para a Prova Aberta, cuja partida terá lugar às 09.30 na Praia da Torre.
 
Nesta primeira prova do programa os atletas vão cumprir 300 metros de natação, seguidos de 9400 metros de ciclismo, desenhados ao longo da Marginal, entre a Praia da Torre e a curva dos Pinheiros. Seguem-se 2500 metros de corrida que levarão os atletas até à Praia de Santo Amaro e de volta à Praia da Torre, onde está instalada a linha de meta.
 
Nesta prova aberta serão perto de 300 os participantes, muitos dos quais na sua primeira experiência na modalidade e alguns dos quais estarão também a competir no formato de estafetas.
 
Pelas 10.00 os atletas que irão disputar a 5ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo poderão começar a colocar os equipamentos dentro do Parque de Transição, por forma a que, pelas 11.00 seja dada a partida para a principal prova do programa e na qual estarão presentes 330 atletas. Aqui, as distâncias a cumprir são: 750 metros de natação, 20Km de ciclismo (numa única volta, levando os atletas até Algés) e 5Km de corrida (divididos em duas voltas).
 
O pelotão apresenta grande qualidade. No sector feminino, a recente vencedora da Taça do Mundo de Huatulco, Pamella Oliveira (CD "Águias" de Alpiarça) parte com natural favoritismo à vitória. A luta pelo pódio promete ser interesse com Sara Tenrinho (CD "Águias" de Alpiarça), Katarina Larsson (Sporting Clube de Portugal) e Ana Filipa Santos (CD "Águias" de Alpiarça)a perfilarem-se como candidatas aos lugares da frente.
 
Ao cabo das quatro primeiras rondas (Alpiarça, Quarteira, Estoril e Montemor-o-Velho), a competição feminina do Campeoanto Nacional de Clubes de Triatlo é liderada pelo CD "Águias" de Alpiarça, com 1050 pontos, seguido do Garmin Olímpico de Oeiras, com 900, e Sporting Clube de Portugal com 550 pontos.
No sector masculino o pelotão também apresenta enorme qualidade. Depois de há uma semana atrás ter estado na etapa de Madrid do Campeonato do Mundo de Triatlo, o atleta brasileiro do CD "Águias" de Alpiarça, apresenta-se em Oeiras como candidato às primeiras posições. A par dele estarão Pedro Mendes (Sport Lisboa e Benfica) que recentemente foi 5º na Taça da Europa de Banyoles, Vasco Pessoa (CD "Águias" de Alpiarça), Gil Maia (Clube dos Galitos), João Ferreira, João Curado (ambos do Sporting Clube de Portugal) e ainda os mais jovens Ricardo Calado, Ricardo Jorge (ambos do CD "Águias" de Alpiarça) e Luis Pedro Ferreira (Sport Lisboa e Benfica).
 
Em termos da classificação do Nacional de Clubes de Triatlo, a liderança pertence ao CD "Águias" de Alpiarça, com 1020 pontos, seguido do Sport Lisboa e Benfica, com 950, e Sporting Clube de Portugal com 910 pontos.
 
A qualificação para o Campeonato da Europa de Triatlo Youth
 
Para além de ser uma Prova Aberta com óptimas características para aqueles que se estreiam na modalidade, a Prova Aberta será também de grande importância no processo de seleção dos atletas que no último fim-de-semana do ano irão representar as cores nacioanais no Europeu do escalão Youth, em Holten, na Holanda.
 
O escalão internacionalmente designado de Youth abarca os atletas que estão no último ano de Juvenil e os Cadetes (que na nomenclatura internacional são Juniores de primeiro e segundo ano). Atendendo a que o Europeu é disputado na distância Super-Sprint (300m-8Km-2Km) e existe a necessidade de colocar em confronto directo os atletas desses escalões (que habitualmente competem em distâncias distintas), no próximo domingo, em Oeiras, os atletas Cadetes e Juvenis vão disputar uma prova à parte que arranca pelas 09:35, cinco minutos antes dos demais participantes da Prova Aberta. 

Periodicidade Diária

domingo, 7 de março de 2021 – 02:52:14

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...