14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Triatlo do Ambiente reúne mais de 700 atletas em Oeiras

É já no próximo domingo que se disputa em Oeiras, a 25ª edição de uma das mais carismáticas e participadas provas de triatlo nacionais. O evento compreende duas provas, uma na distância Super-Sprint, com arranque marcado paras as 09:30 e outra, na distância Sprint, que arrancará pelas 11:00. Está última está integrada no Campeonato Nacional de Clubes, uma competição onde o Garmin Olímpico de Oeiras se apresenta como líder tanto em masculinos, como em femininos.
 
O Triatlo do Ambiente irá reunir mais de 700 atletas e a sua organização está a cargo da Câmara Municipal de Oeiras e da Federação de Triatlo de Portugal.
 
No domingo, o Secretariado de apoio à prova vai abrir logo pelas 07:30 na Praia da Torre. A primeira prova do programa será a Prova Aberta, composta por 300 metros de natação, 9.4km de ciclismo e 2.5km de corrida, e cujo arranque vai acontecer pelas 09:30. Em prova estarão 240 atletas e mais 25 equipas de estafetas.
 
Pelas 11.00 arranca a prova integrada no Campeonato Nacional de Clubes, uma competição que, ao cabo das 9 etapas já disputadas, é liderada pelo Garmin Olímpico de Oeiras tanto no sector masculino, como no feminino. A partida será dada na Praia da Torre e será certamente um momento de grande espectacularidade. Serão praticamente 400 os atletas que irão correr para àgua e iniciar o segmento de natação, na extensão de 750 metros. Segue-se um percurso de ciclismo muito rápido, essencialmente plano ao longo da Avenida Marginal, levando os atletas até Algés e dali de regresso à Praia da Torre, totalizando 20km. Seguem-se 5km de corrida, disputados igualmente na Marginal e em duas voltas, que deverão ser decisivos para a definição dos vencedores.
 
A luta pelas primeiras posições promete. A pensar na classificação do Campeonato Nacional de Clubes, estarão presente 49 formações, às quais se juntam largas dezenas de atletas individuais para quem o objectivo passa apenas por uma boa prestação na prova.
 
Entre a longa lista de nomes sonantes incluem-se os de Duarte Marques, Miguel Arraiolos (ambos do CD "Àguias" de Alpiarça), os dos atletas espanhós do CT Perosinho Alberto Gil e Pedro Eloy Martin. O Alhandra Sporting Clube conta com João Amorim e Rafael Ribeiro; o Garmin Olímpico de Oeiras deverá ter em Filipe Azevedo e João Serrano os homens mais rápidos; no Clube dos Galitos destaca-se Gil Maia e no NSC Golegã, Pedro Afonso Gaspar.
 
No sector feminino destacam-se as presenças das atletas do CD "Águias" de Alpiarça Luísa Condeço, Érica Cardigo, Vitória Oliveira e Sara Tenrinho. O Alhandra SC deverá ter em Melanie Santos a principal referência e o Garmin Olímpico de Oeiras contará com Bárbara Clemente, Ana Teresa Machado e Cecília Shinn para manter a liderança na competição.
 
Recorda-se que o Secretariado da prova estará aberto entre as 16:00 e as 18:00 de sábado permitindo aos numerosos participantes recolher o seu kit de participação no dia anterior à prova e com maior comodidade. Já no domingo, após as provas, todos os atletas terão acesso a massagem, com o apoio do Gabinete de Fisioterapia no Desporto.
 
Este XXV Triatlo do Ambiente é uma organização conjunta CMO e FTP com o apoio da Água Serra da Estrela, Continente e Gabinete de Fisioterapia no Desporto.  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 6 de julho de 2020 – 19:38:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...