14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Triatlo Longo de Caminha premeia Campeões Nacionais de Grupos de Idade

O concelho de Caminha acolheu a primeira edição do Triatlo Longo de Caminha e deu a conhecer os Campeões Nacionais de Grupos de Idade de Triatlo Longo para a temporada de 2013.
 
Às 8 da manhã soou o sinal de partida para um desafiante evento de Triatlo disputado na distância longa – 1900 metros de natação, 90 km de ciclismo e 21 000 metros de corrida. Ao todo, entre atletas nacionais e espanhóis, cerca de 250 participantes lançaram-se às águas do rio Minho para iniciar este evento, com passagem pela Serra de Arga no percurso de ciclismo e com chegada na Praça Conselheiro Silva Torres.

Na prova masculina, David Caldeirão (Peniche A. C.) assumiu o protagonismo na natação e posicionou-se, desde as primeiras braçadas, como um dos favoritos aos lugares cimeiros da competição. Com a liderança após os primeiros 1900 metros e uns segmentos de ciclismo e de corrida bastante sólidos o atleta do Peniche seria mesmo o 3º homem a cruzar a linha de meta, sagrando-se ainda campeão nacional de triatlo longo do grupo etário 40-44.

Apesar do bom desempenho por parte de David Caldeirão nos 2 primeiros segmentos da prova seria, no entanto, Bruno Freitas do Ludens de Machico/Ourinvest Talento o primeiro a chegar à última transição. Com um parcial de ciclismo inferior a 3 horas e uma natação que lhe permitiu sair nos primeiros lugares da água, o atleta Madeirense esteve sempre bem posicionado, mas o desgaste sofrido ao longo dos dois primeiros segmentos acabaria por limitar o seu ritmo de corrida e permitir a aproximação dos seus adversários.

No final da prova foi o benfiquista Bruno Pereira que provou ser o mais consistente na passagem pelos 3 segmentos, acabando por garantir o melhor tempo do dia, cruzando a meta com pouco mais de 5h de prova.

Dois minutos depois chegava Jorge Duarte (Garmin Olímpico de Oeiras), que garantiu assim o título do Grupo de Idade 30-34.

No sector feminino o destaque foi para a espanhola Blanca Labandeira que liderou desde os metros iniciais. Sara Teixeira ainda deu boas indicações no segmento de natação, mas a atleta do Clube de Aventura da Madeira acabaria por vir a abandonar a prova. No entanto, outra portuguesa, Patrícia Leite (Clube Triatlo de Perosinho), acabaria por conseguir cruzar a meta na 2ª posição, garantindo o título nacional no grupo de idade 30-34.

Com um número bem acima do usual nas provas de Triatlo Longo, as equipas de estafeta, demonstraram a apetência de muitos atletas por esta competição. A qualidade dos elementos individuais de cada equipa acabou por proporcionar bastante competitividade, com o trio vencedor a completar os 3 segmentos em pouco mais de 5h. A Associação de Triatlo de Caminha, principal responsável pelo lançamento desta prova de Triatlo Longo de Caminha, acabou assim por garantir o lugar cimeiro na classificação das equipas de estafeta.

Esta edição ficou ainda pautada pela excelente qualidade organizativa. Fruto de um projecto pessoal de 2 ex-atletas olímpicos e de outros 2 ex-praticantes de alto rendimento, mas que desde cedo conseguiu contar com a colaboração da autarquia de Caminha e da Federação de Triatlo de Portugal. Esta primeira edição do Triatlo Longo de Caminha contou ainda com o apoio determinante da Nutrifit e dos demais patrocinadores que tornaram possível a concretização do evento.

Sagraram-se Campeões Nacionais de Grupos de Idade de Triatlo Longo:

Grupo de Idade 20-24
Mas.: Bruno Pereira - Sport Lisboa e Benfica

Grupo de Idade 25-29
Mas.: Octávio Vicente - Garmin Olímpico de Oeiras

Grupo de Idade 30-34
Mas.: Jorge Duarte - Garmin Olímpico de Oeiras
Fem: Patrícia Leite - Clube Triatlo de Perosinho

Grupo de Idade 35-39
Mas.: Paulo Adão Coelho - Clube Triatlo de Perosinho
Fem: Sara Reis - A. M. C. R. Fonte Grada

Grupo de Idade 40-44
Mas.: David Caldeirão - Peniche A. C.
Fem: Susana Simões - Porto Runners

Grupo de Idade 45-49
Mas.: Paulo Margarido - Clube Aventura da Madeira

Grupo de Idade 50-54
Mas.: Carlos Manuel Silva - Individual

Grupo de Idade 55-59
Mas.: José Varela - Louletano
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 01:05:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...