15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Triatletas solicitam audiência ao secretario de estado e Presidente do COP

Os atletas que integram o projeto Olímpico da Federação de Triatlo de Portugal,  João Pereira e Miguel Arraiolos e os atletas das selecções nacionais, Rafael Domingos, Ana Ramos, Melanie Santos, entenderam solicitar ao Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto e ao Sr. Presidente do Comité Olímpico de Portugal, uma audiência, com carácter de urgência, no sentido de manifestarem a sua preocupação face ao agravamento das condições de treino existentes e do comportamento anómalo da Federação para com atletas e treinadores, que fazem perigar o apuramento olímpico e a participação condigna das selecções nacionais.

 

Recorde-se que, após a denúncia pública efetuada pelos atletas, a Federação assumiu que os atletas seriam ouvidos na definição do novo modelo para o alto rendimento, facto que nunca viria a acontecer, sendo-lhes imposto um modelo que significa, na prática, o abandono do alto rendimento para a grande maioria dos atletas.

O “modelo” da FTP baseia-se, na prática, na redução drástica do envolvimento da FTP no planeamento dos atletas e na redução drástica da participação internacional de todos os atletas, com excepção, dos que integram o projeto olímpico.

Acresce que a participação internacional é facultada aos atletas, desde que, sejam estes a comparticipar a sua participação.

 

Os atletas que optaram pelo treinador Lino Barruncho, depois de todas as dificuldades impostas, viram a FTP suspendê-lo de forma inqualificável e impedindo-o abusivamente de se aproximar de todos os atletas licenciados, independentemente da sua condição ou estatuto.

Tal facto, impede os atletas de treinar com o seu treinador, o que, em ano de arranque da qualificação olímpica é extremamente grave para os atletas e poderá colocar em causa o desempenho desportivo dos mesmos.

 

Acresce que foram cortados múltiplos apoios, nomeadamente médico, fisioterapia, nutrição e suplementação, optando a Federação por remeter os atletas para os apoios do IPDJ, facto que nunca ocorreu na modalidade e que a par do ambiente de crispação dos dirigente federativos para com os atletas e treinadores, levou alguns dos atletas a abandonar o Centro de Alto de Rendimento.

 

Por estes motivos, a que se juntam todos os tornados públicos, os atletas supra mencionados decidiram solicitar ao Sr. Secretário de Estado e ao Sr. Presidente do COP a marcação de uma reunião, afim se solicitar a colaboração destas entidades na resolução definitiva dos problemas do alto rendimento da Federação de Triatlo de Portugal.

 

Jamor, 20 de Novembro de 2013

 

Os atletas,

João Pereira

Miguel Arraiolos

Rafael Domingos

Ana Ramos

Melanie Santos

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021 – 11:24:27

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...