15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Triatlo de Alpiarça homenageia Jourdan com recorde de inscrições

Com as Taças da Europa de Triatlo Júnior e Elite Quarteira a apenas duas semanas de distância são muitos os atletas das Selecções Nacionais que irão participar no Triatlo de Alpiarça já no próximo domingo. Este ano, a prova será determinante no acesso ao Triatlo Internacional de Quarteira e, consequentemente, aos principais momentos competitivos da temporada 203.

A prova, que este presta homenagem ao mologrado mentor e treinador do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça, António Miguel Jourdan, irá receber um número recorde de participantes: 480. O evento integra duas provas, uma Aberta, a disputar na distância Super-Sprint, na qual estarão perto de 80 atletas e uma na distância Sprint, que constitui a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, na qual estarão presentes 400 participantes.

Resultado da parceria estabelecida entre Câmara Municipal de Alpiarça, do Clube Desportivo “Os Águias de Alpiarça” e da Federação de Triatlo de Portugal, o Triatlo de Alpiarça - Miguel Jourdan tem na Albufeira dos Patudos o seu ponto central.
O Secretariado da prova vai estar aberto a partir das 8:30 de domingo para que, quando forem 9:45, se dê início à Prova Aberta. Pelas 11:30 é a vez de um pelotão que disputa a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo se lançar à água para cumprir os 750 metros de natação, seguidos de 20Km de ciclismo e 5000 metros de corrida.


Candidatos ao triunfo

Em função dos critérios definidos no documento Critérios de Selecção para as Competições Internacionais onde Portugal se faz representar, a luta pelos lugares da promete ser de grande intensidade, tanto nos candidatos à Selecção Júnior, como Elite. É que, os primeiros 6 classificados, em ambos os géneros, de entre os Cadetes e Júniores, terão acesso directo à Selecção Nacional Junior na Taça da Europa de Triatlo Júnior, na qual serão escolhidos os representados para o Europeu do escalão, a disputar no mês de Junho na Turquia.

Já entre os Elites (que inclui Séniores e Sub23) o cenário é muito semelhante: os 6 primeiros na classificação absoluta masculina terão igualmente acesso à Taça da Europa de Quarteira, determinante no acesso não apenas ao Europeu mas também a outras competições internacionais.

Se faltassem os motivos de interesse, junte-se o arranque de temporada do 9º classificado nos Jogos Olímpicos de Londres, João Silva, que se estreará pelo SL Benfica.

No sector feminino a prova contará com a presença da vencedora da edição anterior, Luísa Condeço (CD"Águias" de Alpiarça) e ainda da sua colega de equipa, a brasileira Pamella Oliveira. Em prova estará também Melanie Santos (Alhandra SC), que no ano passado venceu a Taça da Europa Júnior de Quarteira, precisamente na frente de Condeço.

No sector masculino, todos os detalhes vão contar para uma boa prestação. Com nadadores do nível de João Silva, Pedro Gaspar (SL Benfica), João Serrano (Garmin Olímpico de Oeiras), João Amorim (Sporting CP), Rui Tenrinho (CD "Águias" Alpiarça) ou Pedro Mendes (SL Benfica) a prova será certamente lançada num ritmo intenso na natação, por forma a ganharem terreno aos melhores corredores como Pedro Laginha Palma ou Gil Maia (ambos do Clube dos Galitos) e um enorme pelotão de candidatos a uma presença na Selecção Nacional.

Apesar de todas estes motivos de interesse, o grosso deste numeroso pelotão estará, de certa forma, indiferente, pensando antes no seu desempenho pessoal. Muitos estarão focados em cumprir o primeiro triatlo do ano para abordar as provas de longa distância que se avizinham, muito outros estarão empenhados em contribuir para uma pontuação colectiva do respectivo clube e outros, estarão empenhados apenas em cruzar a linha de meta, cumprindo o primeiro triatlo.

Homenagem a Miguel Jourdan

Entre os participantes incluem-se certamente muitos que pretendem homenagear Miguel Jourdan da melhor forma: fazendo triatlo.

Subitamente desaparecido há praticamente um ano, António Miguel Jourdan era praticante da modalidade desde jovem, tendo sido atleta das Selecções Nacionais de Triatlo. Terminada a carreira de atleta, Miguel Jourdan assumiu o papel de Técnico Nacional e foi Seleccionador Nacional entre 2001 e 2010. Como treinador, era um dos melhores especialistas internacionais, facto que levou a Federação Internacional a contar com a sua colaboração na formação de treinadores de Elite. Esteve intimamente ligado a muitos dos grandes sucessos do Triatlo Nacional, trabalhando com Vanessa Fernandes, Bruno Pais, João Silva, Miguel Arraiolos e muitos outros nomes da modalidade. Mais recente, Miguel Jourdan dava o seu contributo na Unidade de Avaliação e Controlo do Treino no Complexo Desportivo do Jamor. Paralelamente abraçou, de forma apaixonada, um projecto nos Águias de Alpiarça, criando uma escola de formação de onde emergem grandes valores, como Luísa Condeço e Ricardo Calado.
  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 8 de março de 2021 – 18:39:58

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...