14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Triatlo de Castelo de Paiva

No próximo fim-de-semana as atenções da comunidade triatlética nacional voltam-se para Castelo de Paiva, onde se irão disputar duas provas: a 7ª etapa do Campeonato Nacional Jovem (no sábado em Pedorido) e a 14ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes (no domingo em Raiva). Na tarde de sábado estarão em competição os atletas dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis no Aquatlo de Pedorido. Deste evento faz ainda parte uma prova aberta, na distância de 300 metros de natação e 2000 metros de corrida.
 
No domingo, a partir das 10.30 no Cais de Midões – Raiva, iniciar-se-á o Aquabike de Raiva, um desafio que compreende 7500 metros de natação e 9700 metros de ciclismo, que levam os atletas desde as águas do Douro até ao alto da Serra de S. Domingos. Esta prova está integrada no Campeonato Nacional de Clubes, constituindo a sua 14ª etapa.
 
O Triatlo de Castelo de Paiva é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Federação de Triatlo de Portugal.
 
No sábado, a partir das 14:00 na Praia Fluvial de Pedorido, estará aberto o secretariado de apoio às provas, que se iniciam pelas 16:00. Em competição vão estar os atletas dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis que, consoante o escalão, vão competir em diferentes distâncias. Ao cabo das 6 etapas já realizadas a liderança no nacional de clubes pertence ao Núcleo Sportinguista da Golegã, com 1220 pontos, mais 100 pontos que o Clube de Natação de Torres Novas, que ocupa a segunda posição. Segue-se, na terceira posição, o Alhandra Sporting Clube, com 1020 pontos.
 
Ainda na tarde de sábado, disputa-se uma prova aberta, na distância super-sprint.
 
No domingo, a partir das 9 horas estará aberto, no Cais de Midões, em Raiva, o Secretariado de apoio à prova. A partida para o Aquabike de Raiva acontece pelas 10.30. As distâncias a cumprir são: 750 metros de natação em pleno Rio Douro e 9700 metros de ciclismo que levarão os atletas a subir desde o Douro até à Serra de S. Domingos. Este percurso arranca com uma rampa na extensão de 1900m, à qual se seguem 4000m de ligeira descida até à Raiva onde inicia uma segunda rampa com uma extensão de 2300m até Serradelo. Uma vez ai chegados os atletas terão 200 metros planos a que se segue os 1300 metros de subida até à meta.
 
O Aquabike de Raiva está integrado no Campeonato Nacional de Clubes, uma competição que é liderada pelo Garmin Olímpico de Oeiras tanto em masculinos, como em femininos.
 
No sector feminino as equipas do CD "Águias" de Alpiarça e do Alhandra Sporting Clube serão as melhores apetrechadas para lutar pelos lugares de topo da classificação colectiva desta etapa. A título individual Luísa Condeço, Andreia Ferrum, Maria Eduarda Vidigueira e Sara Tenrinho (dos Águias), Sofia Hipólito e Vanessa Valente (Alhandra SC) serão as principais candidatas aos lugares da frente.
 
No sector masculino são também as equipas do CD "Águias" de Alpiarça e Alhandra Sporting Club que se perfilam como grandes candidatas à vitória colectiva. A nível individual, o quarteto do "Águias" composto por João Ferreira, Ricardo Jorge, Ricardo Calado, Rui Tenrinho; o trio do Alhandra composto por Luis Pedro Ferreira, Luis Monteiro e Ruben Tavares; Diogo Rosa (NSC Golegã), o veterano José Mario Ribeiro (EC Benedita) e Miguel Ganchinho (CT Almada) são os candidatos a ocupar as primeiras posições individuais na prova.
 
No total, ao longo do fim-de-semana vão ser mais de 330 os atletas a partir neste Triatlo de Castelo de Paiva. 

Periodicidade Diária

domingo, 5 de julho de 2020 – 02:41:12

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...