15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Todos os caminhos vão dar a Alpiarça no dia 23

No próximo dia 23 de março, o destino de todos os triatletas nacionais será Alpiarça. A época 2014 arrancou, como habitual, com o duatlo, mas eis que chega finalmente a especialidade rainha da modalidade, com a disputa do Triatlo de Alpiarça – Miguel Jourdan, primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes e importantíssima prova de seleção para diversas competições internacionais, começando já pela Taça da Europa de Quarteira.

 

A Câmara Municipal de Alpiarça, o Clube Desportivo “Os Águias de Alpiarça” e a Federação de Triatlo de Portugal – as três entidades envolvidas na organização – fizeram esta quarta-feira a apresentação do evento na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.

 

Trata-se de uma prova de grande dimensão para a modalidade, em terra de campeões nacionais, tendo reflexos na projeção de Alpiarça e no estímulo do setor económico”, comentou o presidente da autarquia Mário Fernando A. Pereira.

   

O CD “Os Águias” de Alpiarça vai estar, naturalmente, representado em peso. Os atuais campeões nacionais, em ambos os setores, vão ter pela frente a forte concorrência da armada masculina benfiquista, que venceu em 2013 e irá, mais uma vez, ao concelho ribatejano recheada de vedetas internacionais.

 

Na apresentação da prova, foi destacado pelo vereador João Pedro Arraiolos “a excelência de condições apresentada pela região para receber tanto o público em geral como os triatletas, através da Quinta dos Patudos onde se inclui a Albufeira, o Complexo desportivo, as Piscinas, a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia e o Parque de Campismo”.



Fernando Henriques Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, conta com “um grande evento, com os melhores triatletas do país, no próximo dia 23, para além de uma grande participação de atletas amadores".

 

O Triatlo de Alpiarça - Miguel Jourdan vai, pois, incluir uma prova aberta, mais curta, na distância super-sprint, para iniciados ou todos os que queiram experimentar a modalidade.



Além disso, é de salientar a homenagem que é aqui prestada a António Miguel Jourdan, um dos nomes maiores do Triatlo Nacional que faleceu em 2012, aos 41 anos de idade, quando estava a acompanhar, enquanto responsável técnico, os atletas do CD “Os Águias” de Alpiarça em Quarteira, Algarve.
Atleta de Seleções Nacionais e um dos mais prestigiados treinadores internacionais, Miguel Jourdan foi Selecionador Nacional entre 2001 e 2010, tendo acompanhado atletas como Vanessa Fernandes, Bruno Pais, João Silva ou Miguel Arraiolos.

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 8 de março de 2021 – 18:15:22

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...