13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato do Mundo de Juniores em Gold Coast 2018

 

Num percurso de natação agitado, esta foi uma prova na distância sprint onde estiveram presentes Mariana Vargem, Gabriela Ribeiro, Inês Rico, Vasco Vilaça, Ricardo Batista e Tiago Fonseca.

 

De realçar os resultados em 2017 de Vasco Vilaça nesta competição, já que o triatleta alcançou a medalha de prata, conquistando o título de vice-campeão do Mundo e que, depois de muitos meses lesionado, voltou com um 5º lugar na Taça do Europa Székesfehérvár, na Hungria. Agora que tem de novo  ‘as suas pernas de corrida’ alcançou um excelente top 10, com a 9ª posição entre os 62 triatletas que concluíram a prova, com o tempo de 00:53:49.

 

Vasco Vilaça conta-nos que se posicionou bem na água, ao lado do Ricardo Batista, mas acabou por ter uma natação confusa. «Na água não reparei que a touca estava quase a sair acabando mesmo por cair, o que resultou numa penalização de 10 segundos na corrida. De resto, a prova correu bem, não foi uma natação muito boa, fiquei no segundo grupo do ciclismo, mas consegui sozinho apanhar o primeiro grupo e sair em segundo da transição. Não me senti muito bem no segmento da corrida, também afetado pelo desgaste do ciclismo e pela penalização, pelo que perdi algumas posições.» Vasco Vilaça diz que foi um bom resultado para esta final, mas sente que ficou aquém do esperado e das suas capacidades.

 

Ricardo Batista que alcançou o 15º lugar com 00:54:15: «Foi uma prova bem gerida. Na natação senti-me bem saindo nos primeiros lugares e começando o ciclismo bem posicionado após uma transição bem conseguida. No ciclismo senti me

um pouco sem força e acabei por entrar nos últimos lugares do primeiro grupo na transição. Por fim na corrida senti-me muito bem recuperando algumas posições e acabando assim a prova num amargo 15 lugar, não correspondendo às minhas espetativas.»

 

Tiago Fonseca classificou-se em 36º com 00:55:43.

 

O primeiro lugar pertenceu ao húngaro Csongor Lenmann com o tempo de 00:52:48.

 

Na competição feminina Mariana Vargem foi a melhor portuguesa em prova conseguindo um top 15 ficando na 14ª posição, com 01:00:25.


A excelente prestação da jovem Mariana deixou a triatleta muito satisfeita: «Esta a sentir-me bem à partida para o segmento de natação, mas sem aquele nervosismo habitual. Após a partida dei tudo nos primeiros metros, fui na confusão da água o que não se passa habitualmente, mas queria chegar à boia num bom grupo.»

 

Mariana acabou por conseguir alcançar o seu objetivo e saiu bem posicionada da natação. «Posicionei-me no ciclismo entre o segundo e o terceiro grupo, apanhei rapidamente o segundo e fomos reduzindo o tempo para o primeiro em cada volta, chegando à segunda transição a 20’’ da frente da corrida na primeira volta. «Cheguei a correr em oitavo lugar, mas na última volta perdi várias posições fruto do esforço feito no segmento de ciclismo. De uma forma geral estou muito contente com a minha prestação e com o resultado obtido.»

 

Gabriela Ribeiro obteve a 32ª com 01:02:04 e Inês Rico ficou em 53º com 01:09:29.

 

A vencedora do Campeonato do Mundo de Juniores foi a Cecilia Sayuri, do México, com 00:52:48.


 

terça-feira, 16 de outubro de 2018 – 20:35:53

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...