15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Títulos mundiais de Triatlo decidem-se em Auckland

É já no próximo fim-de-semana que João Silva e Luísa Condeço vão defender as cores nacionais nos escalões Elite e Júnior. Depois de vencer pelo segundo ano consecutivo a etapa de Yokohama, João Silva, procura um bom resultado em Auckland, Nova Zelândia, por forma a melhorar o interessante 10º lugar que ocupa na classificação Elite. Por seu turno, Luísa Condeço fará a estreia em Campeonatos do Mundo. Depois do 7º lugar alcançado no Europeu, Condeço parte com o desejo de inscrever o seu nome entre as melhores atletas do seu escalão.

Elite Masculina

Os medalhados nos Jogos de Londres, Jonathan Brownlee (Bronze) e Javier Gomez (Prata), partem para a prova de domingo como os principais candidatos ao título mundial 2012. A diferença pontual entre ambos é apenas de 180 pontos, favorável ao mais novo dos irmãos Brownlee que irá fazer tudo para manter o título na família. Para o conseguir "apenas" terá de terminar no pódio, algo que tem feito de forma consecutiva desde Agosto de 2010, tornando-se no mais regular triatleta mundial. O seu irmão Alistair, Campeão Olímpico e Mundial em título, não estará presente prova, já que foi recentemente sujeito a uma pequena intervenção para retirar o apêndice.

Analisando a lista de participantes desta final do Campeonato do Mundo de Triatlo percebe -se que a competividade vai ser a nota dominante. Todos os classificados no top10 marcam presença na prova, a quem se juntam muitos outros dispostos a tirar o melhor partido de um dos percursos mais duros do circuito mundial.

No que a João Silva diz respeito, a vitória em Yokohama, diante de Javier Gomez, terá sido o melhor tónico para enfrentar a derradeira prova da temporada. Sendo um dos melhores nadadores do pelotão, Silva tudo fará para se manter entre os primeiros ao longo dos 1500 metros de natação. Os 40kmde ciclismo que se seguem, estarão divididos em 8 voltas, com três subidas por volta. Estão criadas as condições para que se formem pequenos grupos, pelo que a colocação no arranque deste segmento será determinante. Seguem-se 10km de corrida ao longo dos quais tudo se irá decidir. Em 2011, a prova de Auckland foi pontuável para a Taça do Mundo de Triatlo, tendo nessa ocasião sido os homens da casa, Kris Gemmel e Bevan Docherty, a dominar a prova.

Depois de uma lesão o ter afectado na etapa de Yokohama, João Pereira acabou por regressar a Portugal, não participando por isso nesta prova. Pereira está actualmente no lugar 58 do mundial. Bruno Pais é o terceiro atleta nacional da classificação do Mundial 2012, ocupando a 68ª posição. Duarte Marques completa a lista de atetas nacionais, com o 179º lugar.

A prova de Elite Masculina, terá lugar na madrugada de Domingo, às 01:05 portuguesas e será alvo de transmissão directa na Sport Tv2.
 
Juniores Femininos

Luísa Condeço será a representante nacional no escalão Junior. A atleta de Alpiarça está perfeitamente adaptada às duras condições climatéricas da Nova Zelândia, uma vez que está desde há duas semanas em Auckland, onde participou num Campo de Treino Internacional promovido pela International Triathlon Union.

A temporada de Luísa Condeço tem sido de grande sucesso, venceu cinco provas nacionais, classificou-se no segundo lugar da Taça da Europa de Triatlo Júnior de Quarteira e três semana mais tarde, no Europeu de Eilat, conquistou o sétimo lugar, um resultado que lhe garantiu a participação no Mundial. Mais recentemente, fez parte da Equipa Youth que averbou o título Europeu do escalão e na Taça da Europa de Triatlo Júnior de Aveiro bateu ao sprint a britância Madelaine Winzer.

A prova junior feminina terá lugar às 23:00 de sábado. A prova será disputada nos percursos que as prova Elite, apenas as distâncias serão diferentes: 750 metros de natação, 20Km de ciclismo e 5Km de corrida. Em prova estarão representantes de 29 países, num total de 50 atletas, entre as quais a campeã em título, a neo-zelandesa Mikayla Nielson, que atrairá certamente muitos espetadores.


Portugal contará ainda com a participação de um atleta nas provas para amadores, será Ricardo Barbosa, que irá competir no escalão etário 35-39 anos. Sendo um dos 3000 atletas que irão competir neste escalão.

Horários das provas

Sexta-feira, 19 de Outubro

21:15: Sub23 Feminino

Sábado, 20 de Outubro

00:16: Elite Feminina

03:15: Sub23 Masculino

23:00: Juniores femininos

Domingo, 21 de Outubro

01:06: Elite Masculina

04:00: Juniores Masculinos  

Periodicidade Diária

sábado, 6 de março de 2021 – 14:02:27

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...