13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

6º Duatlo Cidade de Rio Maior

 

Realizou-se no dia 2 de fevereiro a segunda prova da época, o 6º Duatlo Cidade de Rio Maior, na distância sprint, que contou com cerca de 350 atletas.

 

Esta foi também a primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, Campeonato Nacional Universitário de Duatlo e Campeonato Nacional de Duatlo de Juniores e de Cadetes.

 

O dia esteve frio, com vento, e embora ameaçado pela chuva, acabou por não ser muita. A competição foi de nível competitivo elevado, e sendo muito rápida, os atletas deram o seu melhor do princípio ao fim.

 

Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo

 

O Estoril Praia Credibom, Campeão Nacional em título em 2018, venceu esta primeira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, naquela que foi uma prova muito disputada, com Rafael Domingos com o tempo de 00:54:45, Diogo Silva que terminou em 00:55:40 e João Francisco Ferreira que concluiu a prova em 00:55:58.

 

Bruno Pais, Coordenador Técnico do Estoril Praia Credibom, afirmou que avançam com a equipa do ano passado e com o objetivo de tentar revalidar o título «Vamos para a luta com a mesma equipa, a nossa estratégia passa por proporcionar condições aos nossos atletas para estarem bem, motivados e em boa forma e quem está connosco acredita no projeto do Estoril». Pais fala também ‘das primeiras provas da época, onde existe um certo nervosismo acrescido, originando por vezes incidentes como quedas, o que felizmente não aconteceu‘ «Os atletas não têm a perceção de como os outros atletas estão em termos de capacidade e forma, não sabem bem como a prova vai correr». O Coordenador do Estoril Praia sabe que são poucos para a época que se avizinha que é muito grande, mas que estes atletas estão motivados na representação do clube, e ‘isso é o mais importante’. Em Arronches vão estar em força!

 

O terceiro lugar foi para o Clube de Natação de Torres Novas com Ricardo Batista, que venceu o CN de Juniores, com 00:54:47, José Pedro Vieira com 00:55:20 e Gonçalo Mendes com a marca de 00:57:39.  

 

O Campeão Nacional de Clubes de Duatlo Feminino em 2018, o Alhandra Sporting Club, foi a equipa mais forte em prova, com Gabriela Ribeiro a conquistar a primeira posição com 00:59:43 e a segunda posição da geral feminina e também a receber o Título Nacional de Júnior desta competição. Inês Rico alcançou o Título Nacional de Clubes de Cadetes fez o tempo de 01:00:33 e Ana Ramos concluiu a prova em 01:01:09.

 

Rafael Ribeiro, treinador do ASC, disse há pouco tempo em entrevista à FTP, que o objetivo será este ano lutar pela revalidação dos títulos femininos dos Campeonatos Nacionais de Duatlo e Triatlo, assim como da Taça de Portugal. Quanto a esta prova o treinador afirma: «Em termos coletivos, todas as atletas do Alhandra estiveram à altura do primeiro lugar que conquistaram. Viemos cá em força e deu para conseguirmos o que queríamos.» Rafael Ribeiro destaca também os pódios de Gabriela Ribeiro (1ª júnior), Inês Rico (1ª cadete), Ana Ramos e Pauline Vie (2º e 3º, grupo de idade 20-24).

 

O Clube de Natação de Torres Novas conquistou a segunda posição com Madalena Almeida que ganhou no seu grupo de idade 20-24 com a marca 01:00:57, Joana Miranda com 01:05:53 e Catarina Neves com 01:13:46.

 

O terceiro lugar no pódio foi ocupado pelo Núcleo do Sporting da Golegã, com Liliana Veríssimo, que ganhou também no seu grupo de idade com o tempo de 01:05:37, Beatriz Ferreira com 01:06:30 e Mariana Freire com 01:14:16.

 

Campeonato Nacional Universitário de Duatlo

 

No Campeonato Nacional Universitário, foi Ana Filipa Santos, do Instituto Politécnico de Santarém, que conquistou a primeira posição com 00:58:59, Madalena Almeida da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana a subir ao pódio na segunda posição com o tempo de 01:00:57 e Ana Ramos, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem, a ficar em terceiro lugar com 01:01:09.

 

Na competição masculina, o atleta João Bernardo Queirós, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, alcançou a primeira posição com a marca de 00:54:56, Gil Maia, da Universidade do Porto, subiu ao segundo lugar do pódio com 00:55:24 e Diogo Silva da Universidade Nova ficou em terceiro lugar com a marca de 00:55:40.

 

Campeonato Nacional de Juniores e Cadetes de Duatlo

 

Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o primeiro do seu escalão, alcançando a primeira posição do Campeonato Nacional de Duatlo em Juniores, com Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica a vencer o título em Cadetes, atleta que alcançou o segundo lugar da geral.

 

Na competição feminina, Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, foi a primeira cadete a concluir a prova, e Gabriela Ribeiro venceu o CN de Juniores.

 

6º Duatlo Cidade de Rio Maior

 

Esta prova foi ganha pela Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo Clube, e por Tiago Fonseca, do OutSystems Olímpico de Oeiras. Em segundo ficaram Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sportig Club, e Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica, enquanto o terceiro lugar no pódio foi ocupado por Inês Rico, do Alhandra Sporting Clube e Marco Miguel, do Clube de Praças da Armada.

 

Para a Filipa Santos, vencedora do Duatlo e também do Campeonato Nacional Universitário diz que «esta é uma prova muito rápida a que não estou habituada, já que o meu foco está mais na longa distância». Apesar de alguma dificuldade em marcar o ritmo de início, Filipa conseguiu ganhar velocidade ao longo de toda a prova. «Estive ainda com a Gabriela (Ribeiro) a disputar, mas no final consegui ganhar vantagem e vencer a competição». Filipa Santos está a viver em Rio Maior há alguns anos e não podia deixar de estar presente neste Duatlo.

 

Tiago Fonseca afirmou que apesar de não ser especialista em duatlo, esta prova correu muito bem. «Vim sempre com o grupo da frente, mas tive uma penalti box juntamente com outro atleta, o José Vieira, e acabámos por ter pedalar os dois para apanhar o primeiro grupo». O atleta do OutSystems Olímpico de Oeiras conseguiu chegar aos outros que entretanto se tinham afastado e estavam à frente, conseguindo trabalhar em grupo o resto do percurso do ciclismo. «Cheguei ao parque de transição para segunda corrida em primeiro lugar, depois corri sempre com o Rafael Domingos, mas sensivelmente a um quilómetro do final fiz um esforço adicional e corri sozinho a última parte». Tiago não estava à espera de ganhar, mas gostou de participar nesta prova que para o triatleta funcionou como um treino muito competitivo. «Foi muito bom, agora o foco não são os duatlos, mas os triatlos, nomeadamente a Taça da Europa de Quarteira e de Sines».

Esta foi uma organização da Desmor EM, SA, Câmara Municipal de Rio Maior, contando com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o apoio da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário. 

 

Ainda estamos no início da época, a próxima etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo está já marcada para dia 23 de fevereiro, no 11º Duatlo de Arronches. Esta é um duatlo constituído por três provas de duatlo, todas a disputar na distância Sprint:


– Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Duatlo
– Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo de Duatlo
– Prova Aberta Duatlo

 

Informações e inscrições aqui

 

Pode enviar um e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2019 – 04:51:24

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...