13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Associação Portugal Talentus é o Clube do Mês

 

Associação Portugal Talentus é o clube do mês: todos os meses vamos conhecer melhor os clubes que representam os atletas na modalidade do Triatlo, os seus objetivos, as suas aspitações. Desta vez fomos até Alverca do Ribatejo onde a Associação Portugal Talentus tem sedeado o seu clube. Os clubes estarão mensalmente mais perto de si. 

 

Qual é o conceito da Associação Portugal Talentus?

 

PT: A Portugal Talentus é uma associação sem fins lucrativos de apoio a jovens talentos na área do desporto e da ciência. Pretendemos apoiar no talentos desportivos em várias modalidades desportivas. Começámos pelo triatlo e criámos um clube para o efeito, apesar de o nosso projeto prever o apoio individualizado a talentos que poderão representar vários clubes de diferentes modalidades desportivas.

 

O vosso clube foi fundado em 2015. Terminada a época de 2018, pensam ter alcançado os objetivos?

 

Esta foi a primeira fase da nossa existência. Já representaram o nosso clube de triatlo jovens triatletas de sete países europeus: Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Grã-Bretanha, Holanda e Polónia. Logo no primeiro ano fomos vice-campeões nacionais e nos três anos seguintes alcançámos o título de campeão nacional de clubes no setor masculino. Ser tri-campeão nacional de clubes foi um facto inédito no triatlo. As perspetivas iniciais foram claramente atingidas e até ultrapassadas.

Portugal Talentus - equipa 2015
A equipa 2015 da Associação Portugal Talentus

Como combinam as duas metas de ‘procura de talentos’ e de Alto Rendimento?

 

Somos uma espécie de plataforma intercalar entre os “apoios” e os talentos. Para canalizar apoios para o desenvolvimento da carreira dos talentos precisamos de apresentar standards de elevada qualidade. O próprio nome da nossa associação reflete isso mesmo, ou seja, ajudar quem já tenha talento a desenvolvê-lo e otimizá-lo. Algo que praticamente não existe em Portugal.

Alexandre Nobre na última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo em Lisboa

Existe alguma estratégia de patrocínios?

 

Para já, o único veículo de angariação de financiamento tem sido a organização de um evento de massas que se realiza na cidade onde temos a nossa sede, a Corrida Cidade de Alverca.


O triatlo é uma modalidade muito recente no nosso país e não tem ainda a notoriedade que permita chamar a atenção de patrocínios com alguma envergadura. Funcionamos com o que temos, procurando rentabilizar ao máximo os recursos e aproveitar os conhecimentos específicos que alguns dos nossos dirigentes acumularam após algumas décadas de intervenção no fenómeno desportivo e no alto rendimento.

 

Que serviços disponibilizam aos vossos triatletas?

 

O clube procura dar apoio em áreas deficitárias e que sejam fundamentais para a evolução dos atletas. Referimo-nos a questões relacionadas com a nutrição, suplementação nutricional e alimentar, massagem, apoio médico e acesso a competições internacionais.

 

Os treinadores orientam os atletas à distância?

 

Temos um treinador da equipa que faz o acompanhamento no que diz respeito à sua participação desportiva e os atletas que nos representam têm os seus treinadores pessoais que os acompanham no seu dia a dia.D

 

Existem projetos do clube paralelos ao triatlo?

 

Temos na gaveta  (prontos a serem brevemente colocados em prática) os projetos de acompanhamento de talentos na área da ciência (um Clube de Ciência) em parceria com algumas escolas do 3º ciclo da região do Vale do Tejo, bem como o apoio a jovens talentos de outras modalidades desportivas, nomeadamente a natação e o atletismo.

 

Alguma alteração prevista para breve? 

 

Tal como na vida e na sociedade onde nos inserimos, em cada dia, mês e ano, apresentam-se novos desafios e cá estaremos para fazer face às exigências que nos sejam apresentadas. Tentaremos ser úteis e ter um papel ativo no apoio a jovens talentos, independentemente do seu local de nascimento, sem que a questão de ordem clubística se sobreponha a este grande objetivo.

O Portugal Talentus participou na última etapa do campeonato com grande vantagem competitiva, conquistando o título de Campeão Nacional de Clubes de Triatlo

 

Periodicidade Diária

sábado, 25 de maio de 2019 – 23:01:38

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...