13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Protocolo entre o GO fit e a Federação de Triatlo de Portugal

 

O número de praticantes de Triatlo está a crescer, são cada vez mais as pessoas que treinam natação, ciclismo e corrida e que um dia tomam a resolução de experimentar todas as modalidades de seguida – em treino ou em prova – a isso chama-se triatlo.

Quando existe piscina, é possível treinar as três modalidades do triatlo no interior de um ginásio, já que alguns health clubs possuem excelentes condições de treino que permitem desenvolver competências de natação, ciclismo e corrida.

 

Por isso, os ginásios e centros desportivos já começam a organizar eventos de triatlo mostrando a possibilidade de os clientes usufruírem de uma utilização mais abrangente das infraestruturas e equipamento que possuem e, em simultâneo, fazerem com que as pessoas sintam os benefícios inequívocos de um treino mais completo. Temos alguns casos de sucesso de parcerias como o Holmes Place que têm realizado treinos de triatlo, e eventos de duatlos e triatlos indoor, e que conta com um grupo entusiástico de sócios. Mais recentemente, dia 27 de janeiro de 2019, o ginásio For Life, localizado em Viseu, proporcionou uma Tri Experience aos seus sócios, mostrando que o Triatlo se pode fazer em qualquer altura e lugar.

 

A Federação de Triatlo de Portugal estabeleceu uma parceria com o GO fit, que inaugurou recentemente o seu Clube de Triatlo, com treinadores credenciados e disponíveis para treinar atletas que queiram começar ou desenvolver capacidades na trimodalidade. . O GO fit conta já com dois centros desportivos nos Olivais e no Campo Pequeno, disponibilizando uma grande oferta na área do fitness, desporto e saúde.

 

Por outro lado, os objetivos que os triatletas se propõem alcançar motiva-os a disciplinarem o seu treino, investindo tempo na sua forma física, o que os torna clientes assíduos e duradouros, o que é excelente para a retenção dos ginásios.


Para João Galileu, Diretor de Operações do GO fit para Portugal e Pedro Quintanilha, Diretor Técnico Regional de Portugal e Canárias, esta parceria tem a vantagem de garantir a certificação dos treinadores do GO fit, sendo também uma garantia de qualidade da modalidade. «Com esta parceria estamos mais capacitados na própria divulgação da modalidade dentro dos centros GO fit, da mesma forma que a própria Federação de Triatlo de Portugal terá a possibilidade de aumentar o número de praticantes de Triatlo, visto que somos a marca líder da Península Ibérica com mais de 250.000 clientes.» explicam os responsáveis.


A aposta é desafiar os clientes do GO fit para que eles tenham diferentes atividades/modalidades desportivas para se superarem, uma fonte de inspiração para experimentarem algo diferente e que realmente os motive a treinar por objetivos.

 

«Queremos tirar partido das condições que as instalações dos Centros GO fit proporcionam aos clientes, nomeadamente, as Piscinas, as Salas de Bike e a Sala Fitness, para a prática e preparação do Triatlo. Por isso lançamos o Clube de Triatlo GO fit, tanto em Portugal como em Espanha, com técnicos especializados e estamos a trabalhar para que consigamos ter mais pessoas a praticar Triatlo.»  

 

O GO fit acredita que a médio prazo irá ter pessoas que não são atualmente sócias e que vão procurar este centro desportivo para conhecer e praticar esta modalidade com acompanhamento especializado, que a maior parte dos triatletas não tem e que será um motivo para procurarem o GO Fit.


«Para os triatletas, esta é uma oportunidade para terem um profissional certificado que os oriente no planeamento dos treinos em função das provas e consigam adaptar a respetiva preparação ao calendário.» A ideia é todos saírem a ganhar, pois o GO fit possui salas de exercício onde é possível aumentar os níveis de resistência muscular de forma a diminuir a probabilidade de lesões musculares e articulares, através de um treino específico de força e/ou funcional. Para além disso, os triatletas têm ainda a possibilidade de nadar numa piscina, já que nem sempre existem condições físicas e/ou de segurança para nadar em águas abertas.


Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, defende que «este é um nicho de mercado com um potencial enorme para a modalidade, mas também para os próprios ginásios.» O presidente refere que em 2018 a modalidade ultrapassou os 3000 federados (com muitos mais praticantes não federados) e que só irá beneficiar com a oportunidade de comunicar e de se relacionar com um mercado que já ultrapassa um milhão de desportistas. Por outro lado, os ginásios valorizam os triatletas pela sua atitude determinada em relação ao treino, usando-os como exemplo para os restantes sócios. «É uma oportunidade irrecusável e que a FTP se tem esforçado por potenciar, estreitando relações com as principais cadeias de ginásios em Portugal e também com a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP).»


A Federação de Triatlo de Portugal oferece a vantagem de disponibilizar formação e experiência de modo a certificar ginásios e os treinadores que pretendam desenvolver ações no triatlo. O objetivo da FTP é continuar a apoiar ginásios e health clubs que pretendam constituir-se como Clubes de Triatlo, ajudando na formação de treinadores e certificação de ginásio credenciado como é o caso do GO fit.

 

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 17 de julho de 2019 – 16:21:50

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...