15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Taça PORterra prossegue com Duatlo de Longa Distância em Estremoz

A Taça de Portugal PORterra é a competição dedicada ao formato todo-o-terreno das competições de Triatlo, Duatlo e Aquabike. Tendo arrancado no final do mês de Janeiro no Jamor, a competição entra agora na sua recta final com o Núcleo Sportinguista da Golegã na liderança, tanto da classificação feminina, como masculina.

Neste momento estão disputadas sete das nove etapas que compõem a Taça, mas esta oitava etapa promete ser diferente de todas as outras, não apenas pelas distâncias acrescidas, mas especialmente por misturar a componente desportiva com a científica, introduzindo no percurso uma “visita” ao Sistema Solar. Assim, o percurso da prova assenta numa representação à escala 1 : 414 000 000, do sistema solar, pretendendo-se que os atletas passem por todos os planetas do sistema solar que o Centro de Ciência Viva e a Câmara Municipal de Estremoz dispuseram pelo município.

A prova do próximo domingo promete colocar à prova a capacidade de resistência de todos os praticantes. As distâncias a cumprir são: 12300 metros de corrida, 73Km de BTT e, finalmente, 8200 metros na segunda corrida. Os percursos são disputados em linha, levando os atletas pelo Concelho de Estremoz.

A partida e a chegada são coincidentes e vão acontecer bem no centro de Estremoz, no Rossio. A prova contará com dois parques de transição distintos, situados, tanto um como outro, longe da zona de partida e meta. Assim, a primeira transição estará situada em S. Lourenço de Mamporcão e a segunda em Aldeia de Mourinhos, entre Estremoz e Borba.

De entre os inscritos na prova de domingo são vários os atletas de referência que irão marcar presença. No sector feminino destaca-se Cristiana Valente (Clube dos Galitos), que recentemente se classificou na 11ª posição do Mundial de Triatlo Elite. No sector masculino, a luta promete ser muito animada: os “corredores” mais fortes, como Marco Costa e Luis Almeida (ambos do Garmin Olímpico de Oeiras) procurarão tirar partido dos 12300 metros que compõem a primeira corrida para fazer diferença para os ”ciclistas” mais possantes, como Hugo Ventura (Clube dos Galitos), Rafael Gomes (Sporting CP) ou Octávio Vicente (NSC Golegã). Com uma prova tão longa pela frente, a experiência e a regularidade entre os segmentos vão ser factores importantes, razão pela qual Custódio António (Garmin Olímpico de Oeiras) se assume também como um dos grandes candidatos aos lugares da frente.

Este I Duatlo do Sistema Solar - Estremoz é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estremoz, do Centro de Ciência Viva de Estremoz, da Escola de Triatlo de Santo António e da Federação de Triatlo de Portugal, contando ainda com o apoio da Universidade de Évora e do Clube de BTT Sobe e Desce. Para além da prova de Duatlo Longo, o evento inclui ainda uma Prova Jovem, pontuável para o Circuito Regional Jovem e uma Prova Aberta agendadas para a tarde de sábado.

Informações sobre as Transições

O melhor acesso às transições é através da A6, saindo na saída 7 (Estremoz). Na saída da autoestrada cortar à direita pela N4 para Borba (deixar desvio para Estremoz à esquerda). Cerca de 2500m depois, logo após o cruzamento para o Redondo, voltar à direita para “Glória” (logo após o cruzamento entra em “Mártires”) e seguir essa estrada durante cerca de 6km, até Aldeia de Mourinhos. O PT 2 está localizado no fim da localidade e os atletas deverão deixar aqui o equipamento para a 2ª corrida (N 38º47’56.78 O 7º32’09.53).

Voltar depois em direcção a Estremoz, atravessando a Cidade em direcção ao IP2. Cerca de 6km depois, sair para S. Lourenço de Mamporcão e procurar a escola, local onde fica o PT1 e onde os atletas deverão deixar o seu equipamento de ciclismo (N 38º53’31.16 O 7º32’48.95).

Finalmente os atletas deverão voltar ao centro de Estremoz (N 38º50’33.94 O 7º35’05.57), onde às 10:00 de domingo será dada a partida.

No sábado à tarde, pelas 19:00, no Centro de Ciência, em Estremoz, junto à meta, terá lugar um briefing sobre a prova de Duatlo Longo. O Secretariado estará em funcionamento neste local, estando igualmente em funcionamento na manhã de domingo, junto ao PT1.
  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 5 de março de 2021 – 23:52:16

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...