14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taças da Europa de Triatlo de Quarteira

É já no próximo fim-de-semana que a cidade de Quarteira recebe a grande comunidade triatlética europeia. No total, serão cinco as provas a disputar, duas integradas na Taça da Europa Elite, duas integradas na Taça da Europa Júnior e ainda a terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes.
 
As startlists finais da prova foram divulgadas pela International Triathlon Union e incluem muitos dos principais nomes do triatlo internacional.

O português João Silva, actual líder do Mundial de Triatlo 2012, vai alinhar com o número 1 na prova de Elites masculinas. No sector feminino, vai ser a irlandesa Aileen Morrison, que em 2011 somou duas medalhas de prata na Taça do Mundo de Triatlo, a envergar o número 1.

Em prova estarão ainda os dois últimos vencedores da prova: o espanhol Mário Mola (vindo de um animador 4º lugar na Taça do Mundo de Moloolaba no último fim-de-semana) e o francês (filho de pai português) Vicent Luis. O número 3 estará no corpo de Alessandro Fabian, um dos atletas em maior destaque na temporada internacional 2011 e que inicia a sua preparação para os Jogos de Londres em Quarteira. Bruno Pais, que terminou a temporada passada em grande nivel com a conquista do Bronze na Taça do Mundo de Huatulco, vai alinhar com o número 4. Surge depois o Kazaque Sapunov (3º classificado em 2011). Segue-se João Pereira, um atleta que em 2012 tem mostrado grande forma e promete lutar pelos primeiros lugares. Logo depois surgem os russos Parienko e Turbayevskiy. Seguem-se o ex-Campeão do Mundo e da Europa Júnior, Aurélien Rapahel (França), e o Campeão do Mundo de Duatlo Sub23 e vencedor da última etapa da Taça do Mundo 2011, Ettienne Diemunsch (França).

A lista de favoritos continua e a luta pelos pontos ITU vai ser emocionante. Os restantes portugueses na startlist são:

15 Duarte Marques (4º classificado em 2011)
28 Miguel Arraiolos
38 Pedro Palma
53 Gil Maia
54 José Veiga
58 Pedro Mendes
61 João Serrano
62 Hugo Alves
69 Tiago Maia
73 João Amorim
74 Hugo Ventura

No sector feminino, logo depois de Aileen Morrison, será chamada a espanhola Ainhoa Murua, uma das mais regulares atletas internacionais e que em 2011 foi 4º classificada no Europeu de Triatlo e obteve o Bronze na Taça do Mundo de Tongyeong. Com o número 3 irá competir a francesa Carole Peón, uma das mais experientes atletas mundias e que fechou a temporada passando com uma vitória na Taça do Mundo de Guatapé. O número 4 vai pertencer a Annamaria Mazzetti, mais um dos valores emergentes do triatlo italiano, e que em 2011 conquistou o Bronze no Europeu Elite e a Prata na Taça do Mundo de Tiszaujvaros.

A representante nacional nesta prova vai ser Anaís Moniz. A triatleta que em 2005 se sagrou Campeã do Mundo de Triatlo Júnior, está a mostrar uma boa condição no início da temporada 2012 e promete dar luta às melhores atletas.

Nos Júniores, Quarteira marca igualmente o arranque da temporada internacional. Em 2012, por ser ano olímpico, o Europeu de Triatlo surge mais cedo, será disputado dentro de 3 semanas em Israel. Assim sendo, foram muitas as selecções que escolheram Quarteira para testar os seus melhores atletas. É o caso da Grã-Bretanha que apresenta 25 juniores em Quarteira.

Nos juniores, tal como nas elites, Portugal apresenta valores capazes de ombrear com os melhores internacionais. O portugueses em prova vão ser:

Femininos

1 Érica Cardigo
14 Melanie Santos
22 Sara Tenrinho
26 Rita Lopes
29 Vitória Oliveira
31 Luisa Condeço
33 Andreia Ferrum
35 Maria Eduarda Vidigueira


Masculinos

8 Ricardo Calado
19 Rafael Ribeiro
27 Filipe Azevedo
35 Ruben Tavares
41 Luis Ferreira
46 Ricardo Jorge
50 Alexandre Nobre
53 Rui Tenrinho
56 Pedro Gaspar
59 Rafael Domingos
62 João Ferreira
65 David Luis
67 Francisco Machado


As provas vão poder ser acompanhadas com comentários, classificações em tempo-real e vídeo stream (no sábado) a partir do site da FTP.
  

Periodicidade Diária

domingo, 5 de julho de 2020 – 03:23:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...