13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

IX Duatlo de Famalicão recebe Campeonato Nacional Individual Duatlo Cross

 

No dia 31 de março houve Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross, o Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo e uma Prova Aberta.

Famalicão é um excelente lugar para a prática de duatlo, com boas condições desportivas e trilhos muito atrativos para os amantes do BTT, o que ficou demonstrado pelos quase 700 participantes inscritos na prova.

 

Com o tempo a favor, a partida do IX de Famalicão deu-se cerca das 10h. Os atletas puderam contar com um percurso diferente do ano passado, com novos trilhos fisicamente exigentes. A primeira corrida foi realizada no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, um percurso plano em asfalto, com um trajeto de duas voltas e o BTT foi feito num piso misto entre asfalto e terra batida, combinando zonas rápidas, técnicas e um pouco duras. A segunda corrida foi realizada com uma volta no Parque da Devesa.

 

Esta prova contou com um elevado nível competitivo com Pauline Vie e Rui Dolores a alcançarem o primeiro lugar, em femininos e masculinos respetivamente, ambos revalidando o título de Campeões Nacionais Individuais de Duatlo Cross 2019.

 

 

Rui Dolores, do Amiciclo Grândola, alcançou a primeira posição com 01:06:17, seguido de Nelson Gomes, do G. D. GOMA, com 01:06:45, enquanto Tiago Maia, Sporting Clube de Espinho, subiu ao terceiro lugar do pódio, com o tempo de 01:07:43.

 

«Para Rui Dolores, o percurso da primeira corrida foi muito rápido ‘mantendo-se num grupo de seis atletas que chegaram juntos à primeira transição’. O percurso de 19km em BTT foi diferente do que foi realizado em 2018, pouco técnico, mas fisicamente exigente, como considerou Rui. «Consegui fazer a diferença na primeira subida, ganhando uma pequena vantagem que mantive até ao final da prova», conta. O Campeão Nacional de Duatlo Cross realça também o nível elevado da prova, com uma diferença de apenas 3 minutos no TOP 10.»

 

 

Na competição feminina, foi Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, a primeira a cortar a meta com o tempo de 01:18:49. Rita Maria Lopes, do Boavista FC, ficou na segunda posição com 01:20:52 e Beatriz Ferreira, do Núcleo do Sporting da Golegã, fechou o pódio individual no terceiro lugar, com 01:23:28.

 

«A vencedora da prova considerou a prova bem organizada, embora tivesse preferido que a primeira corrida não fosse em estrada e um percurso de BTT mais técnico. «A segunda corrida foi dura, o piso muito irregular». Quanto à sua prestação, Pauline Vie refere que ‘na primeira corrida formou-se um grupo de três atletas, mas na bike conseguiu distânciar-se e gerir melhor o esforço’. Na última corrida foi dar tudo, embora já não houvesse muito para dar, como confessou! A atleta do Alhandra ficou satisfeita com a sua prestação, já que tinha sofrido uma queda num treino dois dias antes, mas como reconheceu «gosto pela competição é tanto que supera todas as dificuldades!»

 

Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo

 

 

 

O Duatlo de Famalicão recebeu o Campeonato Individual de Paratriatlo com Luís Ferreira, do Clube de Triatlo de Viseu, a subir ao mais alto lugar no pódio com o tempo de 01:46:06 na categoria PTDF.

 

Classificações por equipas do IX Duatlo de Famalicão:

 

 

A melhor equipa feminina a participar neste IX Duatlo de Famalicão foi o Núcleo do Sporting da Golegã, com Beatriz Ferreira, que concluiu a prova em 01:23:28, Filipa Gonçalves com 01:26:47 e Ana Vintém, com 01:31:43.

 

O G. D. GOMA alcançou a segunda posição por equipas, com Alberta Pereira que terminou em 01:32:23, Adriana Gomes que fez a prova em 01:34:24 e Paula Soares com 01:38:47. Na terceira posição ficou a Escola Triatlo Santo António Évora, com Mariana Talhinhas com 01:35:44, Ana Torres com 20 01:38:36 e Vitória Hudak com 01:54:27.

 

 

No setor masculino, foi o OutSystems Olímpico de Oeiras que conquistou a primeira posição com Rui Narigueta, que passou a meta com 01:08:06, Nuno Silva com 01:08:40 e Nuno Carvalho com 01:08:57. O segundo lugar foi alcançado pelo Amiciclo de Grâdola, com Rui Dolores que venceu também em absolutos com 01:06:17, Octávio Vicente com 01:09:13 e João Jesus com 01:10:28. O terceiro lugar no pódio foi alcançado pelo GCA Donas – Triatlo, com Sérgio Santos que fez o tempo de 01:08:44, Roger Vicente que concluiu a prova em 01:10:06 e Rodrigo Amoreira que passou a meta com 01:13:06.

 

No final, houve grande satisfação das entidades envolvidas na organização e dos participantes na prova que elogiaram qualidade da prova que este ano aumentou o número de inscritos, batendo o recorde de participantes.

 

O IX Duatlo de Famalicão foi uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Associação Amigos do Pedal, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das associações locais.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2019 – 10:34:21

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...