13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

O Triatlo da Amora recebeu Campeonatos Nacional Jovem e Juvenis de Triatlo

 

No dia 14 de abril, Amora recebeu a 2ª etapa do Campeonato Nacional Jovem, um triatlo de estrada que incluiu também a primeira de três etapas do Campeonato Nacional de Juvenis de Triatlo e uma prova aberta na distância super sprint para atletas a partir de 16 anos.

 

Dia 13 abril, véspera da prova, realizaram-se atividades diversificadas dirigidas a atletas, pais, treinadores, familiares e a todos os envolvidos no Triatlo.

 

Às 15h houve a receção aos participantes que se deslocaram para a Falua, a típica embarcação da região para desfrutarem de um agradável passeio de barco pela Baía do Seixal, num trajeto que contou com mais de 30 pessoas.

 

Seguiu-se o regresso à Associação Naval Amorense para dar lugar a um jantar para de seguida se realizar o workshop «Os Valores do Triatlo Jovem», ministrado por Isabel Baltazar, embaixadora do Plano Nacional de Ética Desportiva.

 

Colocaram-se questões sobre este tema tão apropriado nos dias de hoje cujo debate entre todos é fundamental para o crescimento saudável da modalidade.

 

Com o encerramento desta palestra finalizaram também as atividades jovens.

 

A prova do Campeonato Nacional Jovem

 

No dia 14 de abril a 2ª etapa do Campeonato Nacional Jovem, a primeira etapa do Campeonato Nacional de Juvenis de Triatlo e uma prova aberta na distância super sprint para atletas a partir de 16 anos.

 

Participaram cerca de 460 participantes nas provas de natação, ciclismo e atletismo, que decorreram na bonita Baía Natural do Seixal;

 

O Triatlo foi realizada ao longo da Marginal, num percurso plano, onde foi possível apreciar a paisagem local. A prova iniciou às 10h30 por ordem crescente de idades, separadas por escalão ou género, composta pelos escalões Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis que deram o seu melhor nas provas que disputaram. Os triatletas percorreram entre 50 e 300m a nadar, 1000 e 8000m em bicicleta e 400 a 2000m a correr dependendo do escalão.

 

O segmento de natação foi realizado no rio Tejo junto ao Parque Ribeirinho de Amora, com alguns dos atletas a nadar em águas abertas pela primeira vez em prova. As provas de ciclismo e atletismo, realizadas num percurso plano de ida e volta em asfalto e com utilização da ciclovia na corrida, estenderam-se até à Arrentela contornando a baía e permitindo que as famílias que se encontravam na Amora pudessem apoiar e acompanhar os atletas.

 

Pelas 13h30 realizou-se a prova aberta com a distância super sprint que contou com a participação de atletas federados e não federados.

 

Na Cerimónia de Entrega de Prémios, a mãe de uma jovem atleta do Clube Naval Amorense procedeu à leitura do discurso de ética que recaiu sobre os valores da modalidade, reforçando a importância destes valores para desenvolver um triatlo saudável e inclusivo de todos os praticantes.


De realçar o empenho dos pais, treinadores e familiares que tanto contribuem para o crescimento do triatlo.

 

Classificações por equipas:

 

O Sport Lisboa e Benfica foi o melhor clube em prova obtendo 1581 pontos, na segunda posição ficou o Alhandra Sporting Club com 1386 pontos e o terceiro lugar do pódio foi para  o Clube de Natação de Torres Novas com 640 de pontuação.

 

 

 

TOP 10 de equipas

 

1 Sport Lisboa e Benfica com 36 atletas e 1581 pontos

2 Alhandra Sporting Club com 39 e 1386 pontos

3 Clube de Natação de Torres Novas com 27 e 640 pontos

4 SFRAA TRIATLO com 13 atletas e 375 pontos

5 Clube Natação do Cartaxo com 6 e 313 pontos

6 Sporting Clube de Portugal com 20 e 279 pontos

7 Outsystems Olímpico de Oeiras com 12 e 272 pontos

8 Escola Triatlo Santo António Évora com 17 e 211 pontos

9 Clube 4 Estilos com 8 atletas e 208 pontos

10 FET-Fátima Escola de Triatlo com 13 atletas e 208 pontos

 

Classificação primeira etapa do Campeonato Nacional de Juvenis de Triatlo

 

O primeiro pertenceu a Rafaela Cananó Silva, do Clube Natação do Cartaxo com 00:27:41, na segunda posição ficou Bruna Belo com 00:27:53 e o terceiro lugar do pódio pertenceu a Mariana Góis do Ludens Clube de Machico com 00:27:58.

 

Em masculinos, foi Gonçalo Santos, do ACD Jardim da Serra / Ferro Competições, o mais rápido a completar a prova com 00:25:09, seguido de Francisco Protásio, do Sport Lisboa e Benfica com 00:25:16 e José Tadeia, do Clube de Natação de Torres Novas, completou o pódio com 00:25:18.

 

Muitos parabéns a todos e continuamos para a próxima etapa!

 

O VII Triatlo de Amora foi uma organização do Associação Naval Amorense e da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de julho de 2019 – 11:23:03

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...