O Setúbal Triathlon inaugura a época dos triatlos longos 2019

 

No passado domingo, dia 14 de abril, realizou-se o Setúbal Triathlon, a primeira prova de média distância desta época. 


No dia 14 de abril realizou-se o Setúbal Triathlon que contou com cerca de 800 inscritos, recorde de participações naquela que foi a terceira edição desta competição. Esta é uma prova aberta a todos os interessados que tenham preparação para completar 1900 metros de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida.

 

Ana Filipa Santos e João Ferreira foram os vencedores do Setúbal Triathlon, repetindo as conquistas do ano anterior. A atleta do Rio Maior Triatlo Clube melhorou o seu registo para 04:51:55, enquanto o triatleta do Estoril Praia Credibom concluiu o desafio 04:17:39, melhorando o seu tempo de corrida do ano anterior.

 

Filipa Santos demorou a encontrar a sua velocidade na natação, conseguindo depois imprimir um ritmo juntamente com um grupo, sendo a primeira mulher a sair da água, vantagem que manteve nos outros dois segmentos e até ao final da prova. «Consegui encontrar a minha velocidade na água e mantive-me assim, acabando por sair com vantagem». O início do ciclismo não teve grandes sensações, mas depois de soltar conseguiu fazer um bom segmento. «A partir do quilómetro 30 foi sempre a aumentar o ritmo, esforço que se veio a revelar mais tarde na corrida em que paguei um pouco a fatura aos 15km.» A atleta falhou um abastecimento de água e sentiu-se maldisposta pela desidratação, acabando por quebrar um pouco o ritmo dos 04’ 05’’ / km para 04’25’’. «O meu objetivo foi lutar porque daqui a duas semanas são 30km a correr e não 20»! Filipa Santos tem como próximo objetivo daqui a algumas semanas o Campeonato do Mundo de Longa Distância em Pontevedra onde que vai participar num triatlo a nadar 3km, pedalar 120km e correr 30km.

 

Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, subiu ao segundo lugar do pódio, com  05:14:52 e Susana Mateus, do Repsol Triatlo, completou a prova em 05:36:02 terminando na terceira posição.

 

Márcio das Neves, Peniche Amigos Clube, foi o terceiro homem a passar a meta com o tempo de 04:23:29 e no terceiro lugar ficou o espanhol Carlos Gallego com 04:26:06, do Diablillos de Rivas.

 

João Ferreira saiu bem classificado na natação, assumindo a liderança no ciclismo «Eu vinha para esta prova com ambições de vencer e repetir a vitória do ano passado, mas há sempre dúvidas até porque tinha consciência que estava a nadar menos do que o ano passado. Por motivos profissionais não consigo nadar tanto, embora me sinta confiante no ciclismo e na corrida». O atleta do Estoril Praia realça a ajuda das novas tecnologias como o potenciómetro que o colocou na potência certa; o atleta fez isolado o segmento de ciclismo. «Na corrida foi só gerir esse segmento, senti-me muito bem neste segmento, melhorando até o meu tempo relativamente ao ano passado».

 

Este ano João Ferreira pretende que o Estoril Praia Credibom seja novamente Campeão Nacional de Triatlo Longo por equipas e também conquistar o título Campeão Nacional de Triatlo de Longa Distância. «Um novo objetivo para mim é o IRONMAN em Itália em setembro, vamos ver como corre!».

 

O percurso do Setúbal Triathlon é desafiante no segmento de ciclismo, em que os triatletas têm que subir duas vezes à Serra da Arrábida e fazer as quatro voltas de corrida pela zona urbana de Setúbal onde podem contar com o entusiasta público, que reforça o seu apoio na zona da meta.

 

A melhor equipa foi…

A organização premiou o melhor tempo dos cinco primeiros atletas da mesma equipa a passar a meta, pelo que o Clube premiado foi o Estoril Praia Credbom.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...