14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça do Mundo de Ishigaki: Pereira 5º, Marques 12º

Disputou-se ontem a segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo. Portugal esteve representado por João Pereira e Duarte Marques. O primeiro conseguiu esteve perto da luta pelas medalhas, tendo terminado na 5ª posição. Duarte Marques classificou-se num também muito interessante 12º lugar.
 
 Depois de Mooloolaba (Austrália) ter recebido a primeira etapa da Taça do Mundo de Triatlo 2011. Foi ontem a vez de Ishigaki, no Japão, ter recebido a segunda etapa. Portugal esteve representado por João Pereira e Duarte Marques, que à partida estavam no 46º e 74º lugar do Ranking de Qualificação Olímpica.
 
 Os resultados ontem obtidos permitem aos dois triatletas portugueses somar importantes pontos para a qualificação olímpica para Londres 2012 e, por outro lado, somar pontos ITU, determinantes para o acesso às provas mais valiosas, as do Campeonato do Mundo.
 
 A prova de ontem
 
 Logo desde o tiro de partida que os triatletas russos se colocaram na liderança do pelotão. No final dos 1500 metros de natação lideravam a prova os irmãos Denis e Ivan Vasiliev. Duarte Marques era nesta fase o primeiro dos portugueses saindo da água a 20 segundos da liderança. João Pereira cumpria o segmento 23 segundos depois.
 
 Aproveitando o bom entendimento entre eles, os russos apostaram em se manter isolados ao longo do segmento de ciclismo. Na segunda volta de ciclismo os russos receberam na frente a companhia do dinamarquês Jens Toft e em conjunto construíram uma vantagem, que no final do segmento se fixava em 50 segundos.
 
 Apesar dos 50 segundos de vantagem cedo se percebeu que os irmãos Vasiliev não teriam margem suficiente para garantir uma vitória. Assim, no final da primeira volta de corrida surgiam já na liderança o americano Hunter Kemper e espanhol Ivan Rana. Logo depois, a correr muito bem, mostrava-se João Pereira.
 
 As diferenças entre os primeiros classificados era de tal forma curtas que na fase final da prova quase tudo se alterou: Kemper conseguiu vencer, mas Rana acabou ultrapassado pelo russo Parienko e pelo polaco Marek Jaskolka. Rana apenas resistiu a João Pereira que assim obteve um brilhante 5º lugar, o segundo melhor resultado da carreira do português em provas da Taça do Mundo (foi 3º na Taça do Mundo de Holten em 2010).
 
 Duarte Marques, teve mais um bom desempenho a juntar ao 4º lugar de Quarteira e chegou à meta na 12ª posição.
 
 Com os resultados de ontem João Pereira subiu 11 lugares no Ranking Olímpico passando para a 35ª posição e Duarte Marques subiu 13 lugares, subindo para a 61ª posição. Também com o resultado ontem obtido Portugal passa do 7º para o 5º lugar no ranking de países masculinos.
 
 Ontem disputou-se também a prova feminina com vitória para a chilena Barbara Riveros Diaz, seguida da Aileen Morrison e da japonesa Kiyomi Niwata.
  

Periodicidade Diária

domingo, 12 de julho de 2020 – 03:25:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...