15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça do Mundo de Triatlo de Monterrey com 6 portugueses

A terceira ronda da Taça do Mundo de triatlo terá lugar este fim-de-semana no México. No ano passado João Silva e a canadiana Paula Findley foram os vencedores da prova. Este ano, Portugal estará representado com quatro atletas masculinos e duas atletas femininas e pela frente têm um lote de adversários de enorme qualidade.
 
 A qualificação olímpica está ao rubro e esta será a última prova onde os atletas poderão somar pontos para a primeira época de qualificação (num total de 6 resultados) que termina a 31 de Maio.
 
 No sector masculino Portugal terá em prova João Pereira, Bruno Pais, Duarte Marques e Miguel Arraiolos. O quarteto ocupa actualmente os lugares 51, 55, 69 e 191, respectivamente do Ranking Mundial de Triatlo. Qualquer um dos portugueses deu já excelentes indicadores de forma nesta temporada:
 
 - João Pereira foi 6º classificado na Taça da Europa de Quarteira mas marcou o segundo melhor parcial da corrida. Uma semana depois no Japão, na segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo, classificou-se na 5º posição e voltou a mostrou que com um segmento de natação bem conseguido é capaz de se bater de igual para igual com os melhores do mundo.
 
 - Bruno Pais não terminou a primeira etapa do Campeonato do Mundo disputado em Sydney mas tanto nas primeiras provas nacionais da época, como há uma semana atrás no mundial de Triatlo Cross demonstrou que está com um excelente nível de corrida. Para ele vale a mesma ideia que para João Pereira, uma natação bem conseguida poderá colocá-lo na luta pelos lugares da frente.
 
 - Duarte Marques é um dos melhores nadadores do triatlo internacional em águas abertas. No ano passado nesta mesma prova integrou o restrito grupo da liderança de onde vieram a sair os vencedores. Terminou a prova na 6ª posição. Já este, também fruto da excelente prestação no segmento inicial da prova Duarte Marques foi 4º classificado na Taça da Europa de Quarteira e uma semana depois foi 12º classificado em Ishigaki.
 
 - Miguel Arraiolos é o mais novo (é ainda Sub23) e menos experientes dos portugueses. Contudo, o atleta de Alpiarça está este ano a demonstrar uma evolução notável que o poderá levar a resultados internacionais de grande nível. Foi 9º classificado em Quarteira demonstrado um excelente nível no segmento de corrida.
 
 Entre os principais adversários dos portugueses destacam-se o medalhado nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim Bevan Docherty (Nova Zelândia), o trio de norte-americanos composto por Matt Chrabot, que foi segundo na prova em 2010, o Campeão do Mundo de Duatlo de 2009, Jarrod Shoemaker e ainda o três vezes olímpico e vencedor da Taça do Mundo de Ishigaki, Hunter Kemper. Destaca-se ainda a presença de Brendan Sexton (Austrália) que está a fazer um dos mais interessantes inícios da temporada: foi 2º na Taça do Mundo de Mooloolaba e 4º na WCs de Sydney.

 Em prova estarão ainda três outros antigos campeões do mundo de triatlo, o alemão Daniel Unger e os espanhois Ivan Rana e o temível corredor Mário Mola. O segundo foi campeão do mundo Júnior em 2009 mas é um atleta capaz de bater na corrida os melhores do mundo, assim tenha a capacidade de terminar o segmento de ciclismo na frente da prova.
 
 No sector feminino Portugal terá em Maria Areosa e Anaís Moniz as suas representantes. A dupla está a fazer uma tentativa de somar importantes pontos para a qualificação olímpica. De entre as duas Maria Areosa é a melhor colocada tanto no Ranking de Qualificação Olímpica como no Ranking de Pontos da ITU, ocupando actualmente a 146ª posição deste último ranking. Já Anais Moniz ocupa a posição 259.
 
 As duas atletas vêm de prestação interessantes na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira. Maria Areosa foi 10º classificada, somando importantes pontos ITU. Já Anais Moniz foi 20º mas esteve na liderança da prova a maior parte da prova, dando sinais de ser capaz de vir a obter bons resultados já esta época.
 
 De entre as atletas internacionais as adversárias com melhores credenciais são a britância Liz Blatchford, que terminou na 7ª e 8ª posição das provas de Mooloolaba e Sydney, respectivamente. A japonesa Ai Ueda foi segunda em Monterrey em 2010 e este ano, ante a ausência de Paula Findaly irá certamente tentar a vitória. Outros nomes a ter em conta são os da australiana Emma Jackson (Campeã do Mundo Sub23) e da brilhante corredora Emmie Charayron (França).
 
 A prova poderá ser acompanhada através de comentários do twitter da ITU em twitter.com/triathlonlive. A prova feminina terá 8:30am locais (14:30 em Portugal) enquanto que a elite masculina compete às 11:30am locais (17:30 em Portugal). 
  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 30 de setembro de 2020 – 06:18:01

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...