15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Taça Europa de Quarteira: Alarza e Stanford venceram. Azevedo, 11º, foi o melhor português.

A britânica Non Stanford, actual Campeã do Mundo de Triatlo Sub23, começou da melhor forma a sua temporada 2013. Com uma corrida final de grande nível conseguiu uma vitória clara sobre a alemã Rebecca Robisch e a sul-africana Gillian Sanders.

No sector masculino, e à semelhança do que ontem aconteceu em Auckland, também em Quarteira Espanha conseguiu colocar dois homens no pódio. Os autores do feito foram Fernando Alarza e Vicente Hernandez. O francês Aurélien Raphel, vencedor da edição 2012, ficou na segunda posição.

Entre os portugueses foi Filipe Azevedo quem, na sua estreia no escalão Elite, primeiro cruzou a linha de meta, pontuandotambém pela primeira vez para o Ranking Mundial.

Competição feminina

Com algum vento a marcar o início da tarde em Quarteira, o segmento de natação foi algo mais lento do que o esperado. Talvez por isso, para surpresa da própria Non Stanford (Grã-Bretanha) surgia na segunda posição logo atrás de Anastasia Abrasimova (Rússia). Seguiam-se a italiana Gaia Peron e a espanhola Aida Valiño. Deste grupo da liderança faziam ainda parte a Campeã Africana Gillian Sanders, a alemã Rebecca Robisch e vice-campeã do mundo Sub23 Sarissa De Vries (Holanda). Com tanta qualidade na frente, rapidamente se percebeu que quem não estivesse no grupo teria muita dificuldade para lutar pela vitória.

E assim foi, o entendimento das líderes foi muito bom e mais atrás Marina Damlaicourt (Espanha) e Maria Czesnik (Polónia) iam sentido grande dificuldade para se manterem em condições de lutar pelos lugares da frente.

Assim que se iniciou o segmento de corrida final (10Km) Non Stanford mostrou porque era considerada favorita e em apenas 2500 metros ganhou 50 segundos para as adversárias. Mais animada foi a luta entre Robisch e Sanders pelo segundo lugar. A jovem alemã correu de forma inteligente, foi sempre no encalço da Campeã Africana e apenas na última volta atacou para cruzar a meta na segunda posição, a 2'33'' de Non Stanford. Gillian Sanders completou o pódio feminino de uma prova onde não estiveram atletas nacionais. 

Competição masculina

Como se esperava, o francês Aurélien Raphael imprimiu um ritmo vivo na frente do pelotão masculino. Com Raphael na frente estavam os espanhóis Fernando Alarza, Francesc Godoy, Pablo Dapena e Vicente Hernandez, os alemães Maximilian Schewtz e Stefan Zachaeus e os portugueses Rafael Ribeiro e Filipe Azevedo.

O entendimento do grupo de 9 elementos da frente era bom e conseguiram sempre manter à distância um grupo onde seguiam alguns dos melhores corredores, como era o caso de Davide Uccellari (Itália) e Jesus Gomar (Espanha). Neste grupo seguiam ainda os portugueses Bruno Pais e Miguel Arraiolos.


Desta forma, a decisão da prova aconteceu na corrida final, com Fernando Alarza a arrancar e paulatinamente a consolidar a sua vantagem sobre Raphael e Hernandez. Mais atrás alguns dos melhores corredores iam reduzindo diferenças e começavam a passar pelos fugitivos.

Sobre a linha de meta, Alarza teve tempo para celebrar a primeira vitória da temporada com os muitos espanhóis que hoje estiveram em Quarteira. Seguiram-se Raphael e Hernandez.

Filipe Azevedo, chegou a ser ultrapassado pelo também Sun23 Rafael Ribeiro, mas na fase final da prova reagiu e terminou na 11ª posição. Seguiram-se Vasco Pessoa (12º), Rafael Ribeiro (13º), Bruno Pais (14º) e Pedro Mendes (19º). Tendo todos eles pontuado para o Ranking Mundial.

 

Esta 12ª edição do Triatlo Prof. Carlos Gravata - Cidade de Quarteira, continua hoje com a disputa das duas provas da Taça da Europa de Triatlo Júnior e da segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo.

Recorde-se que esta organização conta os apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Associação Turismo do Algarve , Hotel D. José, da Caetano Auto (viaturas oficiais Lexus) e ainda com a colaboração do CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura), do Grupo Motard de Quarteira e da Academia de Judo.  

Periodicidade Diária

terça-feira, 9 de março de 2021 – 06:18:31

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...