18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Grande Final do Campeonato do Mundo de Triatlo realiza-se a partir de amanhã, 30 de agosto

 

Nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro todos os olhares do triatlo vão estar postos na finalíssima do Campeonato do Mundo da modalidade que se realiza em Lausanne, na Suíça. Com um percurso de ciclismo fisicamente muito exigente, são 10 os triatletas nacionais que irão disputar esta prova nas diferentes categorias.

 

 

Grande Final do Campeonato do Mundo – prova individual na categoria júnior masculina

 

Amanhã, sexta, 30 de agosto, às 9h, realizar-se-á a final do Campeonato do Mundo de Juniores que contará com a presença de Alexandre Montez, Ricardo Batista e José Vieira, três triatletas jovens de elevado nível. Com os resultados demonstrados esta época, os três atletas terão potencial para nadar e pedalar na frente, posicionando-se muito bem no segmento de corrida, ambicionando por isso uma boa posição que, mesmo que não cheguem à conquista das medalhas, poderão facilmente aceder ao top 10. De destacar as posições no Campeonato Europeu onde os atletas nacionais saíram do segmento de natação em primeiro, segundo e terceiro lugar.

 

Grande Final do Campeonato do Mundo – prova individual na categoria júnior feminina

 

Duas horas mais cedo, às 7h, será a vez da prova feminina júnior, uma final que contará com a participação de Gabriela Ribeiro, Maria Tomé e Mariana Vargem, todas com possibilidades de bons resultados, embora em situações competitivas diferentes. No caso de Gabriela Ribeiro, que vem de uma lesão recentemente ultrapassada, é um pouco imprevisível já que a atleta poderá não estar ao mais alto nível. A triatleta Maria Tomé, que conquistou uma boa posição no Campeonato Europeu com um 8º lugar, poderá conseguir uma boa classificação, apesar da sua pouca experiência em palcos internacionais. Mariana Vargem é uma atleta que potencialmente poderá obter uma boa posição, já que é competente nos três segmentos.

 

Ao nível dos juniores, e tendo em conta resultados anteriores, existem fortes possibilidades de alcançar medalhas ou conquistar muito bons resultados, sendo que os atletas mais jovens poderão disputar a prova desde o primeiro momento, saindo da água no top 10 dos atletas.  O elevado nível no segmento de natação, que era o calcanhar de Aquiles dos triatletas portugueses, está também relacionado com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os juniores no enquadramento técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

 

Grande Final do Campeonato do Mundo Sub 23

 

É também amanhã, 30 de agosto, às 14h que se realiza a prova da categoria sub-23, onde Vasco Vilaça irá alinhar à partida, um atleta que já conquistou os títulos de Campeão Europeu e Vice-Campeão do Mundo. Este triatleta, que nos habituou a grandes resultados como júnior, tem possibilidades de disputar uma medalha, pelos seus bons indicadores e nível demonstrado, além de uma atitude muito lutadora e persistente em prova.

 

Grande Final do Campeonato do Mundo de Elite

 

No sábado, 31 de agosto, será a vez da prova das elites que contará com Melanie Santos (às 13h) e João Silva e João Pereira (às 16h).

A start list feminina está muitíssimo forte, com o top 10 mundial, e uma série atletas de nível muito elevado no ciclismo. Pelas características do segmento de ciclismo, que é fisicamente muito exigente, perspetiva-se a possibilidade de chegar um grupo muito reduzido na frente da corrida: desta forma, as atletas que conseguirem manter-se no grupo de ciclismo, poderão alcançar um bom resultado. É possível que a nossa única triatleta nacional não esteja ainda no seu nível competitivo, já que lhe falta treino de qualidade na corrida, por ter estado condicionada devido a lesão e quebras de rimo competitivo, pelo que a sua prestação é um pouco imprevisível.

 

O João Pereira e o João Silva encontram-se numa muito boa condição física, com um ciclismo e uma corrida muito competentes, pelo que poderão disputar os lugares cimeiros e obter uma medalha.

 

Segundo o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, «o objetivo é sair do mundial com uma medalha e ambicionar a conquista de dois pódios!»

 

Horário em Portugal da Grande Final Campeonato do Mundo de Lausanne, Suíça

 

Sexta, 30 de agosto

-7h juniores mulheres – Gabriela Ribeiro, Mariana Vargem, Maria Tomé

-9h juniores homens – Ricardo Batista, Alexandre Montez, José Vieira

 

Sexta, 30 de agosto

-14h sub 23 homens – Vasco Vilaça

 

Sábado, 31 de agosto

-13h – elite masculina João Silva e João Pereira

-16h – elite feminina Melanie Santos

 

Domingo, 1 de setembro

- 17h estafetas mistas (ainda por apurar os atletas, já que a sua composição depende dos resultados individuais.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:11:47

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...