15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Taça da Europa de Vierzon, 8 juniores defendem as cores nacionais

A cidade francesa de Vierzon, localizada 200km a sul de Paris, recebe no próximo domingo a terceira ronda da Taça da Europa de Triatlo Júnior, uma prova que se reveste de capital importância no processo de preparação do Campeonato da Europa de Triatlo Júnior, agendada para o mês de Junho em Alanya, Túrquia.
 
Ana Ramos, Andreia Ferrum, Luísa Condeço e Melanie Santos vão defender as cores nacionais na competição feminina. No sector masculino, a tarefa cabe a Alexandre Nobre, David Luís, Francisco Machado e Pedro Gaspar.
 
Com uma lista de participantes de grande nível, liderada pelos vencedores na etapa inaugural da competição (disputada em Quarteira no passado mês de Abril), a eslovaca Ivana Kuriackova e o francês Raphael Montoya, a prova promete ser disputada até ao último instante.
 
Na competição feminina, Kuriackova iniciou a época da melhor forma mas voltará a ter vida difícil para bater o conjunto nacional que sistematicamente lhe tem feito oposição. Luísa Condeço tem vindo a ser a mais regular das atletas nacionais, tendo conquistado medalhas (1 Ouro e 2 Prata) nas suas três participações em Taças da Europa Júnior. Por seu turno, também Melanie Santos averbou já uma vitória nesta competição, um feito alcançado em Quarteira na temporada passada. Tomando em linha de conta o quarto e quinto lugar alcançados em Quarteira, respectivamente por Andreia Ferrum e Ana Ramos, a equipa portuguesa será uma das mais temidas formações em Vierzon.
 
No sector masculino, Raphael Montoya, a competir em casa, volta a enfrentar muitos dos melhores juniores do continente europeu. Um deles, é o holandês Jorik Van Egdom, com que protagonizou um emocionante sprint em Quarteira e que, semanas mais tarde, se sagraria Campeão da Europa de Duatlo Junior.

Entre os atletas nacionais, aquele que maior currículo apresenta é Francisco Machado: conquistou a medalha de bronze há um ano atrás na etapa de Quarteira desta competição e este ano voltou ser o melhor português, terminando a prova na 5ª posição. Mais recentemente foi Alexandre Nobre quem esteve em plano de destaque ao classificar-se na 5ª posição no Europeu de Duatlo. A estes dois, juntam-se David Luís e Pedro Gaspar, dois dos melhores nadadores do pelotão internacional que poderão tirar partido de um segmento de natação mais rápido.
 
O trio britânico, composto por Marc Austin, Grant Sheldon e Gordon Benson inicia a temporada internacional 2013 em Vierzon. Na época passada e entre os três, alcançaram na 5 pódios em provas desta categoria, perfilando-se assim como fortes candidatos às primeiras posições nesta etapa.
Para muitos dos atletas, a prova de Vierzon poderá a ultima oportunidade para garantirem um lugar nas Selecções Nacionais que no mês de Junho disputam o título europeu do escalão em Alanya, Turquia. 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 8 de março de 2021 – 23:07:11

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...