15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Taça da Europa Júnior: Luísa Condeço conquista a Prata. Francisco Machado foi 5º nos masculinos

Luísa Condeço alcançou esta manhã em Quarteira, na Taça da Europa de Triatlo Júnior Feminina, a Medalha de Prata, logo atrás da Eslovaca Ivana Kuriackova. No terceiro lugar do pódio ficou Laura Gomez Ramon (Espanha). Com este resultado, Condeço igualou o resultado que havia conseguido há um ano atrás em Quarteira.

Na competição masculina, Francisco Machado voltou a ser o melhor português, na 5ª posição, depois de mais uma corrida de bom nível. A vitória, essa pertenceu Raphael Montoya, após um emocionante sprint final com o holandês Jorik Van Egdom. No terceiro lugar do pódio ficou o Irlandês Constantine Doherty.

O segundo dia do programa do Triatlo Internacional de Quarteira arrancou bem cedo, pelas 8:45, com a disputa da prova de juniores femininos. Seguiu-se, pelas 10:00, a prova masculina, também, do escalão Júnior. Finalmente, pelas 11:30 foi a vez do numeroso pelotão que disputava o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo se lançarem à água.

Juniores Femininos

A britânica Florie McLeish e a holandesa Maya Kingma foram a primeiras a entrar no parque de transição. Logo atrás dela surgia o pelotão, liderado pelas portuguesas Luísa Condeço e Andreia Ferrum. Seguiam-se Ellite Walton (Grã-Bretanha), Melanie Santos e Emma Sharkey (Irlanda).

Na primeira volta de ciclismo as duas líderes ainda se mantiveram na frente, mas pouco depois o grupo perseguidor, já com cinco portuguesas (Condeço, Ferrum, Santos, Ana Ramos e Sara Tenrinho), anulou a vantagem e ficava um grupo com mais de 10 atletas na frente.

Assim sendo, a prova acabou por se decidir no segmento de corrida final. Ai, Ivana Kuriackova, mostrou-se sempre muito forte, procurando destacar-se de Luísa Condeço e de Laura Gomez Ramon. A primeira a ceder ao ataque de Kuriackova, foi a atleta espanhola, mas pouco depois, também, a Portuguesa Luísa Condeço, acabaria por não conseguir acompanhar o ritmo da eslovaca, cruzando a linha de meta 6 segundos depois da vencedora. Laura Gomez Ramon completou o pódio feminino.

Juniores Masculinos
 
A prova masculina, pese embora, tivesse um pelotão numeroso acabou por se desenrolar de forma algo semelhante à feminina: o líder à saída da água, o norueguês Jorgen Gundersen, procurou manter-se isolado durante a fase inicial do segmento de ciclismo. No entanto, na segunda das três voltas ao percurso de ciclismo acabou absorvido por um numeroso pelotão, do qual faziam parte todos os grandes candidatos ao triunfo. Integrados nesse grupo, 5 atletas nacionais: Pedro Gaspar, Alexandre Nobre, Ricardo Calado, Miguel Cassiano, David Luis e Francisco Machado.
 
Desta forma, foi um pelotão com mais de 20 atletas que entrou compacto no parque de transição. Pedro Gaspar, com uma rápida transição, foi o primeiro português a iniciar o segmento de corrida. Já Francisco Machado, que havia sido terceiro há um ano atrás perdeu segundos valiosos, começando a correr na cauda de um longo pelotão.
 
No início da segunda volta do percurso de corrida começou a perceber-se que as diferenças entre os primeiros seria mínima já que os quatro primeiros classificados: Montoya, Doherty, Van Egdom e António Serrat Seoane, de espanha, se mantinham juntos. Atras deles, com bons segmentos de corrida, surgiam ja Francisco Machado e Alexandre Nobre.
 
Na recta final, o francês Montoya acelerou e bateu por menos de um metro o holandês Van Egdom. Doherty completou o pódio e Francisco Machado foi o melhor entre os atletas nacionais, treinando a prova na quinta posição.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 4 de março de 2021 – 17:49:57

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...