18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Silva e Pereira na 1ª etapa do Mundial

João Silva e João Pereira serão os representantes nacionais na primeira etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo Elite, que no próximo fim-de-semana arranca em Auckland, precisamente o local onde terminou no ano passado.

É já às 0:06 do próximo sábado (12:06 em Auckland), dia 6 de Abril, que arranca o Campeonato do Mundo de Triatlo Elite, mais importante competição mundial e que em 2013 compreenderá 8 etapas:

•#1: Auckland (Nova Zelândia)
•#2: San Diego (USA)
•#3: Yokohama (JPN)
•#4: Madrid (Espanha)
•#5: Kitzbuhel (Áustria)
•#6: Hamburgo (Alemanha)
•#7: Estocolmo (Suécia)
•Grande Final: Londres (Reino Unido)

Após percorrerem quatro continentes os atletas irão somar as 4 melhores pontuações obtidas nas 7 etapas à pontuação obtida na Grande Final, a disputar no mês de Setembro, em Londres. Nas contas finais poderão ainda ser incluídas duas pontuações obtidas em provas da Taça do Mundo de Triatlo (desde que os pontos sejam superiores aos averbadas nas etapas do Mundial).

João Silva

Depois do 9º lugar final alcançado no Mundial de 2012, a mesma posição que obteve nos Jogos Olímpicos de Londres, João Silva estará na linha de partida de Auckland com o número 5, na frente dele estarão apenas Javier Gomez (Espanha, Medalha de Prata em Londres), Steffen Justus (Alemanha, 6º no Mundial 2012 e vencedor da etapa da Syndey), Alexander Bryukhankov (Rússia, 7º nos Jogos de Londres) e Laurent Vidal (França, 5º nos Jogos de Londres).
No entanto, apesar da prova apresentar uma startlist algo curta (34 atletas) não faltam atletas capazes de explorar ao máximo um dos percursos mais duros das World Series 2013, especialmente no segmento de ciclismo, uma dureza que certamente se irá reflectir na capacidade dos atletas abordarem os 10Km de corrida finais.

Auckland marca assim o arranque da temporada internacional de João Silva que há pouco mais de uma semana venceu na sua primeira prova da temporada 2013, no Triatlo de Alpiarça. Nessa prova, Silva registou também um bom parcial no segmento de corrida, sinal de que poderá estar na luta por um lugar da frente, assim não volte a ser vítima das condições verdadeiramente tempestuosas que em 2012 marcaram a prova.

João Pereira

João Pereira começou a sua temporada com uma vitória no Duatlo de Arronches, viajou depois para a Flórida onde registou mais dois resultados de grande nível: foi 4º na Taça Continental de Clermont e uma semana depois venceu a Taça Continental de Sarasota. Resultados moralizadores, especialmente porque foram obtidos diante de alguns dos atletas com quem se irá reencontrar em Auckland, como é o caso do espanhol Mário Mola ou dos canadianos Kyle Jones e Andrew Yorke.

Com Richard Varga (Eslováquia), os irmãos Ivan e Denis Vasiliev (Rússia), Igor Polyansky (Rússia), Javier Gomez, o Campeão Olímpico de Pequim Jan Frodeno (Alemanha), sabe-se de antemão que os 1500 metros que compõem o segmento de natação vão ser muito rápidos, podendo ditar logo cortes decisivos.

Seguem-se 40Km de ciclismo, divididos em 8 voltas, apresentado três subidas em cada volta e outras tantas descidas inclinadas que, conjugadas com várias curvas apertadas irão certamente colocar à prova a força e a destreza dos atletas.

A prova termina com 10Km de corrida, divididos em 4 voltas e algo mais planos, onde os bons ciclistas poderão mostrar quão importante é estar à vontade na bicicleta para conseguir correr ao mais alto nível.  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 03:40:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...