15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

História do Triatlo: De San Diego ao Havai

 

Passaram-se 43 anos de Trialo desde que se realizou a prova que mudaria todo o panorama da modalidade.


O Triatlo, como o conhecemos hoje, nasceu na década de 70 do século passado no San Diego Track Club, nos EUA. No dia 25 de setembro de 1974, os atletas Jack Johnstone e Don Shanahan organizaram (e participaram) na primeira prova combinada, então, de natação ciclismo e corrida.

 

O boletim de inscrição da prova informava: “The First Annual Mission Bay Triathlon terá a partida na calçada da Fiesta Island pelas 17h45 de 25 de setembro. O evento será composto por 6 km de corrida, 5 km de bicicleta (todos de uma vez) e 500 metros de natação. Cerca de duas milhas da corrida serão percorridas em relva e areia. Cada participante deve trazer a sua própria bicicleta. Os prémios serão entregues aos cinco primeiros classificados. Para mais detalhes entre em contato com Don Shanahan ou Jack Johnstone.”


Entre os 46 atletas que terminaram, o vencedor foi Bill Phillips.

 

Todavia, competições semelhantes já haviam sido realizadas no século XIX, em França. Nos anos 20 do século XX foram organizadas provas chamadas de ‘Les Trois Sports’. Em 1920, o jornal francês ‘L’Auto’ relatou uma competição contínua e sem intervalos de 3 km de corrida, 12 km de ciclismo e a travessia a nado do canal de Marne. Outras provas se sucederam nesse período, mas ainda sem a denominação ‘Triathlon’.

 

Seria a 18 de fevereiro de 1978, com a realização do IRONMAN do Havai, que a modalidade iniciava a sua expansão a nível mundial. John Collins, oficial da marinha americana, teve a ideia de realizar na ilha de Honolulu um triatlo que levasse os atletas ao limite da resistência física. Essa proposta surgiu durante uma discussão, na cerimónia de entrega de prémios de uma outra corrida no Havai, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Houve então a decisão de combinar três provas já existentes, a “The Waikiki Rothwater Swim” (3,8 km de natação), a “The Around-Oahu Bike Race” (cerca de 180 km de bicicleta e, originalmente, realizada em dois dias) e a Maratona de Honolulu. Collins declarou: “Quem vencer será o ‘Homem de Ferro”. Nessa primeira edição apenas 14 atletas completaram os 3.800 metros a nadar, os 180 km a pedalar e os 42.195 metros de uma maratona.

 

O vencedor foi Gordon Haller, em 11.46.58 horas. Um artigo publicado no ano seguinte, na revista na ‘Sports Illustrated’, por Barry McDermott, ajudou a projetar o plano internacional para a competição, na altura apenas acessível a uma pequena elite de superatletas e onde esteve a primeira mulher Lyn Lemaire (12.55.38).

 

Em 1982, o evento ganhou ampla cobertura na cadeia de televisão americana ABC e a participação aumentou para 580 atletas. O concorrido evento deu origem a outras competições. A mais radical é o Deca-Triatlo Duplo, que equivale a 20 vezes a full distance do triatlo. Em 18 dias de prova, são uns inacreditáveis 76 km a nadar, 3.600 km a pedalar e 844 km a correr.

 

De 1978 até aos nossos dias, o Triatlo percorreu um caminho ímpar no panorama desportivo internacional.

 

Em apenas 20 anos, deixou de estar ao alcance de uma elite de “loucos” para se tornar uma paixão de vida para milhões de pessoas e ascender ao grupo das modalidades mais praticadas a nível mundial. Cresceu tão rapidamente que o Comité Olímpico Internacional (COI) começou a discutir a sua inclusão no programa olímpico, antes mesmo da fundação da própria federação internacional (ITU), a 1 de abril de 1989, num congresso realizado em Avignon, França, com a participação de 30 associações nacionais.

 

Nesse mesmo ano, também em Avignon, realizou-se a 6 de agosto o primeiro Campeonato do Mundo, com a participação de 800 atletas de 40 países, tendo ficado estabelecido como distância olímpica 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

 

Excerto do livro «30 anos de Triatlo» de Cipriano Lucas e Elisabete Silva, com data de lançamento prevista para o 2º trimestre de 2021

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 17 de abril de 2021 – 01:22:44

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 3h do Estoril

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...