14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sérgio Silva 5º no Mundial de Duatlo

A cidade francesa de Nancy assistiu ontem à disputa dos títulos mundiais de Duatlo individuais. Portugal esteve representado com 6 atletas, que conseguiram estar entre os melhores.

Na Elite masculina Sérgio Silva liderou durante grande parte da prova tendo terminado na 5ª posição. Também na Elite Tiago Silva foi 18º e Miguel Arraiolos 21º. Cristiana Valente estreou-se a nível internacional tendo-se classificado na 11ª posição. Entre os Juniores Ricardo Calado foi 20º e Alexandre Nobre 26º.

Juniores Masculinos

As primeiras provas do dia foram as dos atletas juniores, um escalão onde Portugal foi representado por Ricardo Calado e Alexandre. O ritmo da primeira corrida foi extremamente elevado provocando cortes no pelotão logo nas primeiras centenas de metras. Ricardo Calado mostrou-se bem e apenas a 200 metros do parque de transição perdeu o contacto com o grupo da liderança, de onde sairiam os medalhados. Alexandre Nobre entrava no parque de transição apenas alguns segundos mas já sem integrar o grupo de Calado.

Tanto no segmento de ciclismo, como no segmento de corrida final as distâncias entre os grupos já não sofreram alterações de maior e a discussão pela circunscreveu-se ao grupo da dianteira, com o britânico Richard Horton a bater o italiano Matthias Steinwandter por apenas dois segundos. O luxemburguês Bob Haller completou o pódio. Ricardo Calado foi 20º e Alexandre Nobre 26º.

Elite Feminina

Na sua estreia em competições internacionais de Duatlo, Cristiana Valente enfrentou um pelotão de grande qualidade e que incluía uma das melhores corredoras do triatlo mundial, a australiana Felicity Sheedy-Ryan. Tal como nas restantes provas, o ritmo da primeira corrida foi muito violento, provocando diversos cortes. Com um passado ligado à corrida, a atleta nacional conseguia entrar na primeira transição perto do top10.

No segmento de ciclismo, o grupo da dianteira manteve a vantagem que havia conseguido na primeira corrida e a prova decidiu-se na corrida final, com a australiana Sheedy-Ryan a mostrar-se claramente a mais forte do dia e arrebatar o primeiro título mundial da sua carreira. No segundo lugar classificou-se Katie Hewison e no terceiro lugar a francesa Levenez.

Cristiana Valente terminou na 11ª posição. Um bom resultado na estreia, que a levou a bater algumas duatletas consagradas.

Elites Masculinos

A prova de Elite masculina foi aquela em que Portugal contou com um maior numero de atletas, três, Sérgio Silva, Tiago Silva e Miguel Arraiolos. E foi mesmo o português Sérgio Silva quem primeiro abriu as hostilidades. Logo no inicio do segmento de corrida (10Km) Sérgio Silva foi para frente, levando inicialmente consigo o belga Duvivier e o francés Joncheray. Já no final deste segmento, o português isolou-se e entrou na frente no parque de transição, com ligeira vantagem sobre um grupo de sete elementos que incluía os espanhóis Roca e Martín. Um pouco depois entravam também na transição Tiago Silva e Miguel Arraiolos. Ainda neste primeiro segmento de corrida registou-se o abandono de Tim Don, um dos triatletas com maior currículo mas que hoje não conseguiu ficar com os primeiros.

Logo na fase inicial do segmento de ciclismo Sérgio Silva foi absorvido pelos perseguidores imediatos formando-se um grupo de oito elementos, todos de grande qualidade e que foram trabalhando para manter à distância o pelotão. Apesar do bom entendimento, já perto do final do ciclismo deu-se a junção e assim, à segunda transição chegou um grupo com cinco unidades.

Com uma marca pessoal de 3’39’’ aos 1500 metros o espanhol Emilio Martin era um dos corredores mais temidos na corrida final. O ritmo dos últimos 5000 metros foi tremendo e Sérgio Silva foi perdendo, a pouco e pouco, o contacto com um quarteto que decidiu entre si a vitória. Martin mostrou a sua velocidade e alcançou o seu primeiro grande resultado no duatlo, o belga Duvivier foi segundo e o francês Nicolas Benoit 3º. Sérgio Silva mostrou, uma vez mais, que é um dos melhores duatletas mundiais terminando na 5ª posição.

Resultados positivos também para Tiago Silva (18º) e Miguel Arraiolos (21º), dois dos mais jovens atletas do escalão Elite.

  

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 01:28:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...