18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rita Maria Lopes e Pedro Laginha Palma vencem em Peniche

Peniche recebeu ontem a 30ª edição do seu Triatlo, a primeira prova de Triatlo que se realizou no nosso país (em 15 de Agosto de 1984) e que desde então não mais deixou de ser organizada. Uma vez mais, a prova permitiu apurar os Campeões Nacionais Nacionais de cada um dos Grupos de Idade e também os Campões Nacionais Universitários.
 
Com corridas de bom nível, Pedro Laginha Palma e Rita Maria Lopes conseguiram deixar para trás os adversários e vencer a prova em termos absolutos e sagrarem-se Campeões Nacionais de Triatlo do seu Grupo de Idade. No caso do atleta do Clube dos Galitos averbou ainda o título nacional universitário (pela Universidade do Porto). No sector feminino, foi Laura Costa Bento quem venceu (Faculdade de Motricidade Humana).
 
No sector masculino, e no segmentação de natação foram Tiago Maia (Clube dos Galitos), Filipe Azevedo (Sporting CP) e Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos) quem assumiu a liderança do pelotão e impôs um ritmo que fez com que na frente ficasse apenas 5 unidades: aqueles três mais os jovens Rubén Tavares (Alhandra SC) e Luis Pedro Ferreira (SL Benfica). Cerca de 30 segundos mais tarde vinha um grupo perseguidor com João Ferreira (Sporting CP). Por seu turno, Gil Maia (Clube dos Galitos) saia da água em posição intermédia.
 
No segmento de ciclismo, Gil Maia conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente, de onde descolaram Ruben Tavares e Luís Pedro Ferreira. Desta forma ficava na frente o trio do Galitos e o sportinguista Filipe Azevedo.
 
No segmento de corrida final, Pedro Laginha Palma mostrou-se o mais forte, relegando Gil Maia e Filipe Azevedo para as posições imediatas do pódio. Tiago Maia foi quarto e João Ferreira fechou o top5.
 
Na competição feminina, foi Sofia Hipólito (Alhandra SC) a primeira a cumprir os 750 metros de natação. 20 sgundos depois era a vez de Andreia Lopes (Amiciclo) surgir no parque de transição e também 20 segundos depois surgia a sua colega de equipa Rita Maria Lopes. Uma vez no segmento de ciclismo, com uma extensão de 20Km e algo marcado pelo vento, Rita Maria Lopes anulou a vantagem para a frente e conseguiu mesmo distanciar-se da concorrência, entrando na segunda transição com uma vantagem interessante. Ainda assim, a atleta do Amiciclo mostrou bom nível de corrida e ainda dilatou a sua vantagem nos 5.000 metros finais. Andreia Lopes terminou na segunda posição e Sofia Hipólito completou o pódio absoluto feminino.
 
Na primeira prova da tarde, um Aquatlo (300 metros de natação e 2.000 metros de corrida) o vencedor foi o juvenil do Clube de Triatlo de Almada Tiago Fonseca. Em femininos venceu a cadete Maria João Serrador.  

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 00:06:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...