14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rio Maior com luta renhida e um admirável atleta de 72 anos

É impossível prever quem irá subir ao pódio este domingo no Duatlo de Rio Maior: Campeonato Nacional de Grupos de Idade e prova de seleção para os Europeu e Mundial de Duatlo. Na lista de inscritos estão todos os vencedores, masculinos e femininos, das três provas realizadas até ao momento: Jamor, Valverde e Lezírias. Portanto, não faltarão candidatos aos primeiros lugares da competição, que todos anos anima a manhã da cidade ribatejana. Falámos com Francisco Cipriano (na foto à direita), o mais velho que estará em prova, com 72 anos: "Eu quero dar vida aos anos e não anos à vida".

 

O Campeonato Nacional de Grupos de Idade arranca pelas 11 horas e após os 5 km de corrida, 19,8 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida, os atletas que passarem a meta serão distribuídos por 13 grupos distintos de idade. O mais novo da prova é Rodrigo Ladeira, do Clube 4 Estilos, com 16 anos, e o mais velho é Francisco Cipriano, do AMCR Fonte Fraga, com 72 anos, que o atual detentor do título nacional no seu grupo 70-74.

 

“Tive uma ciática e não tenho treinado como gostaria. Nas Lezírias, já tinha previsto que ia desistir. Agora, em Rio Maior, vou tentar fazer a prova mais a sério, mas sei que não estou nas condições ideais para renovar o título. Ainda tenho uma dormência na perna”, disse ao site da FTP.

 

Francisco Cipriano, que mora em Torres Vedras, começou a praticar duatlo (não sabe nadar para se meter no triatlo) quando já tinha 67 anos, embora sempre tenha corrido e inclusive feito algumas maratonas. “Mas bicicleta estive 36 anos sem andar”, comenta o dono de um loja de móveis que também trabalha na agricultura.

 

“Como diz o Prof. Moniz Pereira, eu quero dar vida aos anos e não anos à vida. Se parar morro num instante”, afirmou o veterano atleta que tentará este domingo de manhã revalidar o título. Aliás, Francisco Cipriano é internacional de Age Groups com um 8.º e um 12º lugares em Mundiais.

 

O Campeonato Nacional de Grupos de Idade começa às 11h00 junto ao complexo de piscinas de Rio Maior, sendo que cinco minutos depois é dado o tiro de partida para a Prova Aberta e para as estafetas.

Periodicidade Diária

sábado, 11 de julho de 2020 – 04:06:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...