14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rio Maior – a capital mundial do triatlo jovem antes da finalíssima de Londres

A partir deste domingo, e até ao dia 9, a cidade de Rio Maior vai transformar-se no centro mundial do triatlo júnior e sub-23, recebendo atletas de destinos tão longínquos como Papua Nova Guiné, China, Filipinas, Guatemala ou Egipto.

 

A Federação Internacional de Triatlo (ITU) escolheu o Centro de Estágios e Formação Desportiva da cidade ribatejana para o seu estágio anual, destinado a atletas entre os 16 e os 23 anos, oriundos de federações nacionais emergentes ou em desenvolvimento.

 

"Estamos muitos orgulhosos de sermos o país anfitrião deste evento. Os atletas que vão estar aqui são o futuro do triatlo mundial. E não irão esquecer tão depressa esta experiência. É bom para o triatlo português e, ao mesmo tempo, para a promoção de Portugal", comenta Fernando Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

 

Durante uma semana, 27 atletas e 10 treinadores, de 14 países diferentes, vão cumprir um intenso programa de treinos e palestras, sob a orientação de quatro dos mais prestigiados treinadores mundiais da modalidade, onde se inclui o português Sérgio Santos, que é também o responsável técnico pelas infra-estruturas de Rio Maior.

 

Por ser o país anfitrião, Portugal teve direito a inscrever seis atletas e três treinadores nesta acção de formação. Os técnicos são Duarte Marques, Bruno Salvador e André Campos.

 

Melanie Santos, Luísa Condeço, Ana Ramos, David Luís, Alexandre Nobre e Francisco Machado são os nossos triatletas participantes, os mesmos que depois viajarão para Londres a fim de disputar o Mundial de juniores.

 

Este estágio antecede todos os anos a prova mais importante do calendário internacional, o Campeonato do Mundo de Triatlo dos escalões Júnior, Sub23, Elite e Paratriatlo, agendado para Londres entre os dias 10 e 15 de Setembro.

 

Abertura oficial no dia 2, com Emídio Guerreiro

 

Na próxima segunda-feira, dia 2, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, vai presidir à abertura oficial do estágio, recebendo, pelas 12h00, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, a presidente da Federação Internacional de Triatlo, Marisol Casado.

 

A cerimónia contará também com José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Carlos Coutinho, presidente da Desmor, empresa municipal que faz a gestão dos espaços desportivos do município, e Fernando Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 00:59:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...